Correr no outono em Eifel não é fácil. Frio e chuva é normal que aconteça, mas a meteorologia prevê algo pior: no domingo, a temperatura poderá estar na ordem dos oito graus Celsius, ou seja, os pilotos terão um trabalho danado para fazer aquecer os pneus. Mas agora, neste sábado, as coisas serão um pouco diferentes por causa do vento.
Mas logo antes da qualificação, uma noticia caiu como uma bomba no pelotão: Lance Stroll ficou mal-disposto e não poderia correr no resto do fim de semana. Assim sendo, Nico Hulkenberg, que iria estar naquela corrida como comentador... lá teve de ir às pressas a casa, buscar o fato e o capacete, e sentar no carro a horas da qualificação. Para quem não tinha lugar nesta temporada, ele ai correr a sua terceira prova do ano...
A qualificação começou com os Mercedes a andar com os médios, tentando ser diferentes do resto, por causa das baixas temperaturas na pista. Contudo, quem marcou o ritmo foram os Red Bull, especialmente Max Verstappen, que aproveitou os moles para fazer um tempo mais veloz que os Flechas Negras.
No final, apesar dos seus esforços, Hulkenberg não conseguiu um tempo para entrar na Q2, e fe companhia dos Williams de Nicholas Lattifi e George Russell, o Haas de Romain Grosjean e o Alfa Romeo do veterano Kimi Raikkonen.
A Q2 começara com os Mercedes a serem os primeiros na pista, com médios calçados, mas os primeiros tempos foram rapidamente batidos por gente como Max Verstappen e Alexander Albon, que calçaram moles e fizeram, obviamente, tempos melhores. O holandês fez 1.25,720 e ficou à espera da concorrência na segunda parte da qualificação.
Na parte final, Hamilton lá conseguiu 1.25,390 e ficou com o melhor tempo, com Verstappen entalado entre os Mercedes, com Charles Leclerc num digno quinto melhor tempo, enquanto entre os eliminados ficaram o Ferrari de Sebastian Vettel, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, o Haas de Kein Magnussen e os Alpha Tauri de Daniil Kyat e Pierre Gasly.
Chegados à Q3, Mercedes e Red Bull andaram ao ataque, primeiro com Hamilton, antes de erstappen ter feito melhor, com 1.25,744, menos 68 centésimos que o britânico da Mercedes. Alex Albon ficou com o quarto melhor tempo, na frente de Charles Leclerc, no seu Ferrari.
Na parte final, com os Mercedes de moles, tentou a sua sorte e fe 1.25,525, mas foi logo batido por Bottas, com 1.25,259, e apesar de terem monopolizado a primeira fila, era o finlandês que levava a melhor. Charles Leclerc conseguiu o quarto melhor tempo, na frente de Alex Albon, dos Renault, E Sergio Perez era nono, entre os McLaren.
Um pouco diferente, é verdade, mas o resultado acabou por ser mais do mesmo. Amanhã, pode ser que o resultado já esteja combinado, mas nós já assistimos a coisas dos quais nem sempre são previsíveis... não é?
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