No final de 1991, Alain Prost foi despedido pela Ferrari, depois do pessoal em Maranello se ter fartado dele. A história do "camião", dito por ele após o GP do Japão desse ano, numa proa onde chegou ao quarto posto, foi mais um pretexto para o tirar dali do que um problema verdadeiro em termos de manobrabilidade. É verdade que o carro do ano seguinte foi uma asneira completa, um dos piores de sempre, do qual provavelmente, este despedimento até foi uma bênção para o francês...
No inverno de 1991-92, Prost pensou sériamente em ou fazer um ano sabático, ou correr pela Ligier. Esses testes foram secretos - quer em Paul Ricard, quer no Estoril - porque a equipa iria ter motores Renault V10 semelhantes a aqueles que a Williams tinha e preparava-se para dominar a competição.
Estas filmagens são pouco conhecidas - os testes foram secretos. Prost tentou disfarçar a sua passagem por lá, andando com um capacete de Eric Comas, mas ele acabou por fazer. Neste filme, vê-se toda a gente importante: Guy Ligier, Gerard Ducarouge, os pilotos, Prost sentado no "cockpit" preparando-se para dar as suas voltas na pista, para ver como é o carro.
No final, a história é conhecida: Prost decidiu por uma sabática antes de ir para a Williams, em 1993. E a razão para a sabática até era simples: logo no inicio de 92, a equipa de Grove tomara a decisão de ficar com o francês na temporada seguinte, secretamente. E quando foi anunciado, em Monza, Nigel Mansell, o piloto que corria por eles e acabara de ser campeão do mundo, ficou tão zangado que decidira ali mesmo abandonar a equipa e a Formula 1, para correr na CART.
Até lá, vejam ests imagens bem raras.
Bela lembrança e que achado este vídeo. Além de Prost, Nelson Piquet também foi comentado como possível piloto da equipe francesa. No fim Prost acertou em tirar um ano sabático e Piquet estava cansado da fórmula 1. Mas pelo menos a Ligier conseguiu melhoria de performance a partir de 1993 com o motor Renault.
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