A ACO e a FIA pretendem ter um carro a hidrogénio a partir de 2024, e parece que vão ter uma parceria para acelerar isso. Red Bull e a Oreca anunciaram esta segunda-feira que assinaram um acordo de colaboração no sentido de construir um chassis para apresentar nas 24 Horas de Le Mans dentro de três anos. A ideia é que a marca austríaca possa colaborar nas áreas da aerodinâmica, dinâmica de veículos, tecnologia de simulação e recuperação de energia para um projeto firmemente focado no futuro sustentável das corridas de Endurance.
“Estou muito satisfeito que a Red Bull Advanced Technologies tenha sido escolhida pela ACO, juntamente com nossos parceiros da ORECA para desenvolver o conceito de um carro de corrida de resistência movido a hidrogênio para Le Mans.", começou por dizer Christian Horner, diretor da Red Bull.
"As tecnologias avançadas da Red Bull estão bem equipadas para enfrentar o desafio definido pelo ACO, tendo acesso a muitas das ferramentas usadas para projetar e desenvolver [os nossos] carros de Formula 1, juntamente com uma experiência significativa em outros programas de veículos de ponta. A Classe Hidrogénio em Le Mans oferece uma visão empolgante do futuro do automobilismo sustentável e promete avançar no uso do hidrogênio no transporte e também proporcionar corridas emocionantes”, concluiu.
“Estamos orgulhosos que o Automobile Club de l'Ouest nos tenha escolhido para trabalhar ao lado da Red Bull Advanced Technologies neste projeto ambicioso e voltado para o futuro. E estamos entusiasmados por trabalhar com os outros parceiros do projeto, entre eles Plastic Omnium e Green GT.", afirmou Hughes de Chauanac, o dundador da ORECA. "A colaboração é vital se quisermos ter sucesso na introdução de uma classe de hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans de 2024. A ORECA gosta de desafios e mudanças pioneiras e podemos expressar plenamente nossos talentos em uma empresa tão envolvente. Com as classes LMH e LMDh, as corridas de resistência estão entrando em uma nova era fascinante. Do ponto de vista técnico e esportivo, isso vai nos deixar na ponta dos nossos assentos.”, concluiu.
Pierre Fillon, o presidente da ACO, não poderia estar mais feliz com este anuncio.
“Este anúncio emocionante confirma o apelo da Missão H24 e oferece um futuro promissor para as corridas de carbono zero e protótipos de hidrogênio.", começou por dizer. "Graças à ORECA, um pilar das 24 Horas de Le Mans desde há muitos anos, e à Red Bull Advanced Technologies, [que tem] um negócio de automobilismo de sucesso, o ACO se beneficiará de uma extensa experiência em corridas de resistência combinada com tecnologia de ponta para garantir um desempenho excepcional na classe hidrogénio nas 24 Horas de Le Mans em 2024.", continuou.
"Esta parceria confirma que o ACO tomou as decisões certas para o futuro do desporto motorizado e sublinha a nossa ambição de corridas de carbono zero para as gerações futuras. Temos o prazer de dar as boas-vindas à ORECA e à Red Bull Advanced Technologies, juntamente com a Plastic Omnium, fabricante do tanque de combustível da classe de hidrogênio. Ter essas empresas automotivas de primeira linha a bordo provavelmente atrairá ainda mais interesse dos fabricantes de automóveis, especialmente daqueles que contribuem regularmente para nosso grupo de trabalho sobre hidrogênio. Estamos vivendo em tempos difíceis, mas o ACO está buscando resolutamente sua rota em direção às corridas neutras em carbono e à mobilidade.”, concluiu.
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