Há 25 anos, Tony George inaugurava a sua própria série, a Indy Racing League, criando uma divisão que iria afetar a competição por mais de uma década e que ainda tem implicações nos dias de hoje, especialmente em relação à popularidade e à rivalidade com a NASCAR.
Contudo, o que poucos sabem é que as origens da cisão CART-IRL tem a ver... com outra cisão, essa que tinha acontecido em 1979, quando as equipas se zangaram com a USAC, que geria as corridas, especialmente as 500 Milhas de Indianápolis, sobe a tomada de decisões, regulamentos e outras coisas, e criaram a Championship Auto Racing Teams, a CART. Nos quinze anos seguintes, a série cresceu e prosperou... mas tornou-se cara, bem cara. E pior, apesar da CART e a USAC terem feito as pazes e esta ter sido incluída no calendário - afinal, era a prova mais importante do campeonato e a razão de ser do "open wheel" americano - a maneira de gestão das coisas criava tensões entre as equipas e os proprietários.
E pior: os custos cresciam fortemente, já havia uma elite de equipas como a Penske e a Newman-Haas, que abriam um fosso para a concorrência, e a quantidade de pilotos europeus - ex-pilotos de Formula 1, na sua maioria - impedia o acesso de pilotos americanos, habituados aos "dirt tracks", que foram a espinha dorsal a competição nos anos 50 e 60 e tinham feito surgir gente como Mário Andretti e A.J Foyt, entre outros.
É sobre isso que o canal de Youtube "nascarman History" anda a fazer esta semana, com uma série de vídeos sobre a cisão de 1996, que durou doze anos e fez com a NASCAR saísse vitoriosa. Hoje, coloco a primeira parte, e amanhã, a segunda.
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