“Em mais de 70 anos de corridas, em pistas de todo o mundo, levámos os nossos carros de rodas tapadas às vitórias, explorando soluções tecnológicas de ponta: inovações que surgem da pista e tornam extraordinários todos os carros de estrada produzidos em Maranello. Com o novo programa Le Mans Hypercar, a Ferrari afirma mais uma vez o seu empenho desportivo e determinação em ser protagonista nos grandes eventos automobilísticos mundiais”, afirmou o presidente da Ferrari, John Elkann.
Já do lado da FIA, o seu presidente, Jean Todt, ficou satisfeito por esta noticia do regresso da Scuderia à Endurance como equipa oficial.
“O anúncio do compromisso da Ferrari com o Campeonato Mundial de Enduro da FIA com uma entrada em Le Mans Hypercar a partir de 2023 é uma grande notícia para a FIA, a ACO e o mundo mais vasto do desporto automóvel. Acredito no conceito de Hipercarros relevantes para as estradas que competem no Mundial de Endurance da FIA e nas 24 Horas de Le Mans. Estou ansioso por ver esta lendária marca a assumir este ambicioso projeto”.
Vencedor nas 24 Horas de Le Mans por nove vezes, a primeira das quais em 1954, com o argentino José Froilan Gonzalez e o francês Maurice Trintignant, tornou-se no terceiro construtor mais triunfador de sempre, mas a sua última vitória aconteceu em 1965, através do americano Masten Gregory e o austríaco Jochen Rindt, que finalizou um período de seis vitórias consecutivas, desde 1960. A última tentativa séria de vitória aconteceu em 1973, com o 312PB-73, conseguindo como melhor resultado um segundo lugar, através do italiano Arturo Merzário e do brasileiro José Carlos Pace.
A primeira vitória da Ferrari em Le Mans foi em 1949, com o modelo 166MM conduzido por Luigi Chinetti e pelo inglês lord Selsdon.
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