sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Formula E: De Vries foi o vencedor na primeira corrida de Ad Diriyah


Nyck de Vries conquistou em Ad Diriyah, na Arábia Saudita, a sua primeira vitória na Formula E, e segunda da Mercedes na competição, na frente do Venturi de Edoardo Mortara e do Jaguar de Mitch Evans. António Félix da Costa, o campeão em título, acabou à porta dos pontos, na 11ª posição, o melhor dos DS Techeetah, e penalizado pela má qualificação que tinha tido horas antes. 

Com a Formula E a ir para a sua primeira corrida noturna de sempre, a expectativa era de saber como seria esta prova com um asfalto novo e algo escorregado por causa da areia que por vezes sopra naquele local. E na qualificação, Nyck de Vries estava também numa posição bem privilegiada, ao partir da pole-position, com Pascal Wehrlein, no seu Porsche, e René Rast (Audi) logo a seguir.

Em termos de circuito, o Attack Mode estava agora na curva 19, num lugar relativamente complicado de se passar por ser estreito e a saída para a reta da meta coloca os carros logo em cima da trajetoria ideal em poucas dezenas de metros.

Na partida, De Vries fugiu do resto do pelotão, com Wehrlein a aguentar os ataques de Rast e Mortara. Atrás, Jean-EricVergne e Sergio Sette Câmara superaram Félix da Costa, e ele andava na 20ª posição. Nas voltas seguintes, o holandês tentava afastar-se do alemão da Porsche, mas este reagia e fazia voltas mais rápidas. No fundo do pelotão, Robin Frijns e Nick Cassidy foram os primeiros a ir para o Attack Mode, quando faltavam 37 minutos para o final da corrida. E logo a seguir, Tom Blomqvist era penalizado por usar demasiado a energia durante a regeneração, caindo ainda mais para o fundo do pelotão.

Poucos minutos depois, Sam Bird conseguiu passar Alex Lynn e era agora o sexto classificado, na mesma altura em que Félix da Costa ia para o Attack Mode para tentar subir na geral. E a seguir, De Vries e Wehrlein iam passar pelo Attack Mode, este último quando René Rast travou mais tarde para passar o seu compatriota da Porsche. Nesta altura, boa parte do pelotão ia para a sua primeira passagem ao Attack Mode.

Wehrlein tentava apanhar Rast com o Attack mode ligado, mas não coseguia apanhar o piloto da Audi, enquanto De Vries estava na frente, também com a potência extra do Attack Mode. Quando acabou, o holandês tinha 1,8 segundos de vantagem sobre Rast. Wehrlein era pressionado pelos carros da Jaguar, e pouco depois, perdeu dois lugares para Edoardo Mortara e Mitch Evans, onde apenas o piloto suíço tinha o Attack Mode ligado. 

Mas no minuto 20, Alex Lynn e Sam Bird colidem, quando o piloto da Jaguar queria passar o da Mahindra. Lynn quebrou a direção e a desistir. Bird atrasou-se, foi às boxes para reparar o carro, mas estava no fundo do pelotão. Por causa disso, Safety Car entrava inevitavelmente na pista para recolher dos destroços, e com quase toda a gente ainda com um Attack Mode na manga. 

No regresso à bandeira verde, De Vries manteve a liderança, Rast aproximou-se e tentava atacar o holandês quando atrás, Max Gunther batia no muro e largava destroços pela pista. Safety Car de novo na pista, na precisa altura em que De Vries, Rast e Evans tinham usado o Attack Mode. Faltavam menos de dez minutos para o final da corrida. 


O novo recomeço da corrida aconteceu e pouco mais de cinco minutos do final, com De Vries a aguentar os ataques so Venturi de Mortara. Este foi ao Attack Mode, perdeu um lugar para Rast, atacou o alemão e passou-o na meta, regressando ao lugar que tinha Rast ainda iria perder um lugar para Evans, no seu Jaguar. E no meio disto tudo, De Vries fugia de todos, ganhando três segundos e com a vitória aparentemente na mão. 

E foi o que aconteceu, com o holandês na frente de Mortara, que aguentou os ataques de Evans e Rast, terceiro e quarto classificado. Wehrlein foi quinto.

Amanhã é a segunda corrida do fim de semana saudita na competição elétrica.   

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