sábado, 27 de fevereiro de 2021

Formula E: Sam Bird foi o melhor na segunda corrida em Ad Diriyah


Sam Bird foi o melhor na segunda corrida do fim de semana em Ad Diriyah, numa corrida que acabou antecipadamente a dois minutos do final, após alguns acidentes. O piloto da Jaguar levou a melhor sobre Robin Frijns, no seu Virgin, e o DS Techeehah de Jean-Eric Vergne, que superou o seu companheiro de equipa, António Félix da Costa.   

Nos minutos antes da prova, a Venturi anunciou que o carro de Mortara não iria ficar pronto a tempo, logo, o piloto suíço iria ver a prova nas boxes. Outro que também não iria participar seria Andre Lotterer, com o chassis Porsche demasiadamente danificado depois do seu acidente nos treinos livres. Em suma, menos dois candidatos à vitória nesta prova.

Na patidam Frijns aguentou as investidas de Sam Bird, que conseguiu superar Sergio Sette Câmara na partida. Vergne era sétimo, com Félix da Costa logo a seguir, depois de passar Sebastien Buemi no final da primeira volta. Na quarta, Nico Muller passou Tom Blomqvist, que ficou com o quinto posto. E logo a seguir o britânico cometeu um erro, deixando passar Vergne. E perdeu mais um lugar para Félix da Costa, uma volta depois.

Na frente, Frijns mantinha a distância sobre Bird, que observava para ver onde ele o poderia passar, e ambos estavam já longe do Dragon de Sette Câmara, o terceiro. E o primeiro a ir para o Attack Mode foi Vergne, que perdia um lugar para o seu companheiro de equipa. O francês passou o português no final da volta seguinte, numa altura em que Turvey e Muller iam também ao Attack Mode, bem como Buemi, bem atrás. ette câmara foi na volta seguinte, mas nesta altura, nenhum deles conseguia apanhar Frijns e Bird, bem à frente deste pelotão. 

Com 14 minutos de corrida, Frijns e Félix da Costa foram ao Attack Mode, com o holandês a perder a liderança para Bird, enquanto o português caía para oitavo, atrás de Blomqvist. Dois minutos depois, foi a vez de Bird, que perdeu o comando para o holandês da Virgin. Com o final dos Attack Mode, os beneficiados foram os DS Techeetah, com Vergne na frente de Félix da Costa, quarto e quinto. Algumas voltas depois, Vergne passava Sette Câmara e era terceiro, ao mesmo tempo que Félix da Costa ativava o Attack Mode pela segunda vez, para ver se passava o brasileiro da Dragon. 

Mas quase ao mesmo tempo, Jake Dennis batia na parede, depois de um encosto por parte de Pascal Wehrlein. O piloto da BMW ficou parado na berma, e após alguns minutos de bandeira amarela, a decisão foi para Full Course Yellow, em vez do Safety Car. Antes disso, o português passara o brasileiro para ser quarto, e no recomeço, surpreendia Vergne e era terceiro, tentando apanhar os dois primeiros.

A 19 minutos do final, Frijns passara de novo Bird e estava na liderança, agora com os DS TEcheetah a espreitarem, ameaçadores. O português atacou britânico da Jaguar, mas não conseguiu, com Vergne a tentar aproveitar o erro do seu companheiro de equipa. Foi duro, com toques pelo meio, mas Vergne conseguiu o terceiro posto.

Na frente, Bird afastava-se de Frijns, depois de aproveitar a segunda passagem pelo Attack Mode, e a onze minutos do final, o carro de Sebastien Buemi estava parado na berma, para logo a seguir, entrar em Full Course Yellow, pois entretanto, Max Gunther e Mitch Evans batiam um no outro no final da reta da partida. Mas três minutos depois, a organização decidiu colocar o Safety Car na pista, juntando a todos. 


Mas com o cronómetro a esgotar, e a organização a ver que não teria tempo para tirar todos os carros que tinham batido, decidiu mostrar a bandeira vermelha, antecipando o final, num "anti-climax" de uma prova que foi emocionante. Frijns ficou atrás dele, com os DS Techeetah a seguir, e Sergio Sette Câmara no quinto posto, a sua melhor posição de sempre na competição.

Com o final desta jornada dupla, De Vries lidera o campeonato, com 29 pontos, contra os 25 de Sam Bird e os 22 de Robin Frijns. A Formula E regressa à ativa a 10 de abril em Roma.       

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