sábado, 24 de abril de 2021

Nyck de Vries foi o vencedor da primeira corrida em Valencia


Nyck de Vries foi o vencedor da primeira corrida de Valencia, numa corrida que ficou marcada pelo arrastar dos carros até ao final, num caos completo que prejudicou sobretudo António Félix da Costa, que tinha liderado desde o inicio da corrida até ao inicio da última, conseguindo manter o piloto holandês da Mercedes à distância, numa corrida controlada da sua parte. Mas a entrada do Safety Car por cinco ocasiões, e o facto de não ter tido energia para as duas voltas finais, fizeram com que perdesse a liderança e acabasse no sétimo posto.  

Com a chuva a cair em Valencia, e a pista molhada, era inevitável que a partia acontecesse atrás do Safety Car, mas logo na segunda volta, a corrida recomeçou, com Félix da Costa na frente, seguido por Max Gunther, enquanto no meio do pelotão aconteciam diversas lutas, mas a meio da volta, Buemi é batido por Andre Lotterer e fez um pião, caindo para o final do pelotão. A organização colocou a corrida em modo de Full Course Yellow, uma volta antes de nova entrada do Safety Car. 

O suíço da Nissan acabou por abandonar, e o Mini ficou na pista por mais alguns minutos, para limpar os destroços e esperar que a pista secasse mais um pouco. Contudo, a 34 minutos do final da prova, o Safety Car voltou às boxes, com Félix da Costa a ter o caminho livre pela frente, com o pelotão atrás dele todo junto.

Quem aproveitou este tempo foi Nyck de Vries, que conseguiu chegar ao segundo posto a 31 minutos do final, enquanto Alex Lynn passava Gunther para ser terceiro. Atrás, Nico Muller e Lucas di Grassi passeavam pela gravilha, mas conseguiam voltar à pista. Com 28 minutos para o fim, os seis primeiros faziam a sua primeira passagem pelo Attack Mode, onde o português do DS tentava ter energia constante para manter o holandês da Mercedes à distância. Sempre que o português fazia a volta mais rápida, o holandês respondia.

A 24 minutos do fim, Max Gunther sai de frente na Curva 2 e bate nos pneus, obrigando à terceira intervenção do Safety Car. Félix da Costa viu assim esfumar os 3,6 segundos de vantagem que tinha para De Vries e por duas voltas, foi assim. No recomeço, De Vries atacou o piloto português, mas veio ordens da Mercedes para que gerisse a energia para tentar atacar na parte final da prova. Ambois tinham já uma vantagem sobre os Mahindra, terceiro e quarto. Pouco depois, eles foram ao Attack Mode, dando o terceiro posto a Sims.

De Vries fez a segunda passagem pelo Attack Mode no mesmo momento em que Sergio Sette Câmara também estava na gravilha, vitima de uma colisão com Mitch Evans, e isso resultava na quarta entrada do Safety Car, prejudicando o holandês da Mercedes, que viria esvair a energia a uma velocidade condicionada. Neste momento, faltavam doze minutos para o fim.

Quendo recomeçou, Felix da Costa e De Vries tentavam escapar do pelotão, e o português conseguiu passar pelo Attack Mode, sem perder a liderança para o holandês da Mercedes. Ele distanciou-se do pelotão, antes de Edoardo Mortara e Andre Lotterer terem colidido na saída da Curva 1. O piloto da Venturi continua, mas Lotterer fica preso na gravilha, acabando com... nova entrada do Safety Car. E com isto, o tempo escoava, porque faltava quatro minutos para a bandeira de xadrez.

Quando por fim, o Safety Car entrou nas boxes pela última vez, faltava menos de um minuto para o final da prova, com os pilotos a terem de fazer duas voltas para a completar. Mas com a retirada de energia, descobriu-se que a maior parte dos carros... poderia não chegar ao fim. E o resto foi algo digno de ficar na história, pelas piores razões. Sem energia, Felix da Costa perdeu a liderança e arrastou o carro até ao fim, com os Mercedes, que tinham energia sobrando, indo para a frente, e Nyck de Vries a compensar pela energia que conseguiu conservar até ao final. Stoffel Vandoorne foi o segundo, com Nico Muller a ser o terceiro no Mahindra.  

No campeonato, De Vries é o lider, com 57 pontos, seguido por Vandoorne, com 48. A Formula E segue amanhã com a segunda corrida em Valencia.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...