sexta-feira, 7 de maio de 2021

GP Memória - Europa 2006


Duas semanas depois de terem corrido em Imola, a caravana da Formula 1 marchava um pouco mais para norte, para Nurburgring, no sentido de correrem o GP da Europa. Com a Renault e Fernando Alonso na nó de cima, esperava-se que eles aproveitassem a pista e as circunstâncias para se afastarem cada vez mais da concorrência. 

Entre as duas corridas, houve uma grande alteração nos inscritos: o japonês Yuji Ide foi substituído pelo francês Franck Montagny, que depois do acidente que causara em Imola com o Midland de Christian Albers, a FIA resolveu agir e retirar a Super-Licença ao piloto a Super Aguri.

Com essa mudança na lista de inscritos, as coisas não mudaram muito. No final da qualificação, Fernando Alonso conseguiu superiorizar aos Ferrari de Michael Schumacher e Felipe Massa, enquanto Rubens Barrichello era quarto no seu Honda. Kimi Raikkonen, no seu McLaren-Mercedes, e Jenson Button, no segundo Honda, partilhavam a terceira linha, enquanto Jarno Trulli era sétimo no seu Toyota, na frente de Juan Pablo Montoya, no segundo Mercedes. E a fechar o "top ten" estavam o Williams-Cosworth de Mark Webber e o BMW Sauber de Jacques Villeneuve.

Contudo, entre a qualificação e a corrida, a Williams trocou os motores de Webber e Nico Rosberg, e praticamente partiam do fundo da grelha.


Na largada, Alonso saiu bem e tentou escapar-se do resto do pelotão, mas Michael Schumacher andou atrás dele, seguido por Massa e Barrichello. Atrás, Vitantonio Liuzzi era tocado por atrás e ainda foi em direção do Red Bull de David Coulthard, quebrando a sua asa frontal. O italiano tentou levar o carro para as boxes, mas a meio do caminho, fez um pião e ficou parado no meio da pista, obrigando a entrada do Safety Car. Coulthard também foi às boxes para trocar de asa, mas os danos eram tais que na segunda volta, voltou a parar, e foi para arrumar o carro na garagem. 

A corrida retomou na volta três, com o espanhol na frente, e as coisas andaram assim até à volta 18, quando Alonso foi às boxes para faer o primeiro reabastecimento, deixando o alemão na frente. Mas foi sol de pouca dura, porque o piloto da Ferrari foi reabastecer a seguir, deixando desta e o Honda de Barrichello na frente. Alonso voltou à liderança na volta 23, quando foi a vez do brasileiro parar.

O duelo entre ambos continuava, mas à distância, sem que um ameaçasse o outro, logo, as coisas iriam ser decididas nas boxes. Na volta 37, Alonso foi fazer o seu segundo reabastecimento, deixando Schumacher na pista até à sua vez de meter gasolina e ter um jogo novo de pneus. O reabastecimento foi mais veloz e conseguiu sair na frente do Renault do espanhol. 


A parte final da corrida foi um duelo a quarto, mas foi Alonso que tee de segurar Massa e Raikkonen do que atacar a liderança de Schumacher. E foi assim que a corrida acabou, com o alemão a vencer "em casa", com uma diferença de 3,7 segundos sobre Alonso, e conseguindo a sua primeira vitória do ano. Massa ficou com o lugar mais baixo do pódio, enquanto nos restantes lugares pontuáveis ficavam Kimi Raikkonen, o Honda de Barrichello, o segundo Renault de Fisichella, o Williams de Nico Rosberg e o BMW Sauber de Jacques Villeneuve. 

1 comentário:

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...