Duas semanas depois de terem corrido em Silverstone, a Formula 1 fazia uma viagem de duas semanas ao continente americano, onde corriam em Montreal e Indianápolis em duas semanas consecutivas. Na primeira paragem, em Montreal, Fernando Alonso começava a ficar descansado em relação à concorrência, pois já tinha 23 pontos de vantagem sobre Michael Schumacher, o segundo classificado, e parecia que era cada vez mais o favorito para um segundo título mundial seguido.
Era com esse espirito que a Formula 1 ia correr em paragens canadianas. E ali, a Renault, que tinha a melhor máquina do pelotão, não deixou hipóteses à concorrência, mostrou ao que ia no final da qualificação. Fernando Alonso levou a melhor, na frente do seu companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, monopolizando a primeira fila da grelha.
Kimi Raikkonen era o terceiro, na frente do Toyota de Jarno Trulli, enquanto Michael Schumacher e Nico Rosberg partilhavam a terceira fila da grelha. Juan Pablo Montoya era sétimo, na frente do melhor dos Honda, o de Rubens Barrichello. Jenson Button era nono e a fechar o "top ten" estava o segundo Ferrari de Felipe Massa.
David Coulthard, que tinha se qualificado na 16ª posição, teve de trocar de motor e acabou por largar do último posto.
A corrida começou bem para Alonso que saiu melhor que Fisichella, e ficou com a liderança. Atrás, os Midland atrapalhavam-se, com Christian Albers a pagar a parte pior, acabando por abandonar. Na volta seguinte, Juan Pablo Montoya tentava passar Nico Rosberg para ficar com o sexto posto, mas acabou por bater, causando o fim prematuro da corrida do piloto alemão. Montoya continuou, mas novo acidente, na volta 13, obrigou a desistir. Pelo meio, o Safety Car teve de entrar para limpar os destroços, largados pelo piloto da Williams após a colisão com o McLaren do colombiano.
Com a corrida retomada, Alonso começou a afastar-se, enquanto Schumacher ficava preso atrás do Toyota de Jarno Trulli, que o frustrou bastante, porque com isso, Alonso afastava-se cada vez mais na liderança.
Contudo, na volta 58, Jacques Villeneuve batia forte no muro e o Safety Car teve de entrar novamente, relançando a corrida. Todos juntos, Schumacher aproveitou para ir atrás de Alonso no sentido de o superar, mas apesar de ter passado Kimi Raikkonen, que era segundo quando o Safety Car entrou, não conseguiu chegar a ele a tempo.
E foi o que aconteceu na bandeira de xadrez: Alonso voltou a triunfar, na frente de Schumacher e Raikkonen. Fisichella foi o quarto, na frente de Felipe Massa, e nos restantes lugares pontuáveis ficaram Jarno Trulli, o BMW Sauber de Nick Heidfeld e o Red Bull-Ferrari de David Coulthard.
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