quarta-feira, 16 de junho de 2021

Noticias: Pirelli divulgou motivo dos furos em Baku


A Pirelli divulgou nesta quarta-feira a razão pelos quais os seus pneus tiveram furos a alta velocidade no circuito de Baku e causaram os abandonos de Max Verstappen e Lance Stroll. Se inicialmente, a marca italiana acreditava que tinha a ver com destroços na pista, afinal de contas, a rupturas dentro da circunferência dos pneus, e mandou o seu relatório às equipas, com a recomendação para seguir um novo conjunto de protocolos em relação a pressuras e temperaturas máximas nos cobertores de aquecimento.

As causas das duas falhas dos pneus traseiros esquerdos nos Aston Martin e Red Bull foram claramente identificadas. Em cada caso, isto deveu-se a uma ruptura circunferencial na parede lateral interior, que pode estar relacionada com as condições de funcionamento do pneu, apesar de terem sido seguidos os parâmetros de arranque prescritos", começa-se a ler no relatório.

A FIA e a Pirelli acordaram um novo conjunto de protocolos, incluindo uma diretiva técnica atualizada, já distribuída, para monitorizar as condições de funcionamento durante um fim-de-semana de corrida, e irão considerar quaisquer outras ações apropriadas”, acrescentou.

Contudo, se esta é a versão oficial dos furos a alta velocidade, a imprensa local fala mais algumas coisas. O Corriere dello Sport fala que as equipas "encontram uma forma de correr com pressões de pneus mais baixas do que as prescritas. É grave que as equipas joguem com segurança em circuitos como Baku”. Ou seja, não é a Pirelli a grande culpada, mas sim as equipas, que arriscam fortemente, usando a pressão dos pneus para serem mais eficazes em pista. 

E entre as soluções que a marca disse ter enviado às equipas poderá ser a remoção da humidade do gás de enchimento, enquanto outra poderia ser a forma como os pneus são aquecidos antes do teste de pressão dos pneus antes da corrida, acrescentando ainda que são as equipas que desenvolvem os sensores, o que significa que cada equipa se verifica a si própria. Algo que será mudado em 2022, quando estes sensores serão distribuídos pela FIA.

Contudo, há quem tenha dúvidas sobre essa parte. Um deles é Jenson Button, que foi particularmente ácido no Twitter, ao afirmar que a cauda dos pneus deve ter sido "vodu". "Aston [Martin] e Redbull cumpriram aos limites estabelecidos, sem cortes nos pneus a partir de detritos e sem defeitos ou falhas da Pirelli? Penso que foi magia voodoo, então.

Apesar das conclusões e das medidas que a equipa prometeu implementar a partir de agora, as dúvidas sobre a durabilidade dos pneus italianos continuam no ar, pois este não é e não será o último episódio polémico envolvendo a marca de pneumáticos.  

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