terça-feira, 6 de julho de 2021

WEC: Peugeot apresenta o seu Hypercar


A Peugeot apresentou esta terça-feira o seu carro para a classe HyperCar. O 9X8, bólido que estará pronto para a temporada de 2022, foi mostrado como sendo uma proposta radical, pelo menos na traseira, do qual se destaca a ausência de asa traseira. Segundo o diretor do projeto, Olivier Jansonnie, admitiu que se trata de uma mistura entre uma afirmação da marca e ganhos aerodinâmicos com este novo conceito.

"O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH) foi concebido para que todos os vetores clássicos de desempenho sejam nivelados", começa por explicar Olivier Jansonnie, Diretor Técnico do programa WEC da Peugeot Sport. “É emocionante, porque cabe-nos inventar, inovar e encontrar oportunidades para gerar performance fora dos esquemas tradicionais. Este tem sido, em particular, o caso da aerodinâmica. O regulamento permite-nos dispor de um único elemento aerodinâmico ajustável, sem que se tenha especificado que o mesmo deva ser a asa traseira. Os nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter uma performance muito boa sem necessidade de um spoiler traseiro."

Quanto à motorização, sendo um híbrido, os motores serão um convencional V6 Bi-turbo de 2,6 litros, com 500 kW (680 cv) aberto a 90° (o motor de combustão interna da mecânica Peugeot HYBRID4 500 KW que será instalada na traseira do 9X8), acompanhado por um motor/gerador elétrico de 200 kW, que será colocado à frente, mais uma bateria de elevada densidade, elevada potência e elevada tensão, de 900 volts.


"Queremos alcançar uma fiabilidade infalível e um controlo perfeito das nossas necessidades energéticas", explica Jean-Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport. “Le Mans é um sprint de 24 horas que pode ser ganho ou perdido numa única paragem nas boxes. Os Hypercars (LMH) têm uma eficiência energética excecional, antecipando o que em breve iremos encontrar em modelos de produção. É neste sentido que estamos a trabalhar no conjunto do Peugeot 9X8: da motorização à aerodinâmica, tudo deve contribuir para essa híper-eficiência.

O projeto está traçado até 2025, e o objetivo é simples… vencer Le Mans e o campeonato do mundo. A presença no IMSA vai depender da luz verde do lado americano, mas o carro está feito para respeitar os números dos LMDh, no entanto a prioridade para já é o WEC.

Peugeot oblige: o esboço que orientou o nosso trabalho representou um felino pronto a atacar”, explica Matthias Hossan, Diretor de Design. “Esta atitude resulta num habitáculo que se projeta um pouco para a frente. De um modo geral, o Peugeot 9X8 assume os códigos estéticos específicos da marca: é um carro esguio, com garra e elegante, que inspira emoção e dinamismo".

"Conheço a qualidade do trabalho e de inovação das equipas de Design da Peugeot e da Peugeot Sport, mas devo admitir que me surpreenderam com este magnífico 9X8: a combinação da poderosa identidade de Marca com uma linha tão fluida e inovadora revelou-se simplesmente brilhante", comentou Linda Jackson, CEO da Peugeot.


A parte mais interessante tem a ver com o habitáculo. Normalmente um elemento discreto, a marca decidiu dar destaque com o 9X8, com uma cor verde fluorescente, atenção que lhe foi dedicada pela equipa de designers. 

"Queríamos propor uma versão muito especial do cockpit", começou por dizer Matthias Hossan. “Até agora, este elemento era demasiado anónimo, simplesmente funcional e genérico, sem qualquer expressão da marca. Ao injetarmos as nossas cores e o nosso i-Cockpit, assinatura interior da própria identidade, refrescámos este espaço. O mesmo deverá permitir aos espectadores identificar de imediato tratar-se de um Peugeot quando as imagens das câmaras de bordo forem transmitidas.", concluiu.

Kevin Magnussen, Loic Duval, Gustavo Menezes, Mikkel Jensen, Jean-Eric Vergne e Paul di Resta são os seis pilotos enquanto James Rossiter será piloto de reserva e desenvolvimento.

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