sexta-feira, 8 de outubro de 2021

GP Memória - Japão 2006


Uma semana depois de Michael Schumacher ter triunfado em Xangai, o campeonato estava ao rubro: ambos os pilotos estavam empatados na classificação geral, com 91 pontos cada um, e Suzuka, que era uma prova desafiante, num circuito desafiante, costumava ser um local favorável aos carros vermelhos, e isso poderia significar um pulo de gigante para o alemão que já tinha anunciado a sua retirada. Mas Fernando Alonso - que já tinha dito há tempos que iria correr na McLaren em 2007 - não queria baixar os braços e iria dar de tudo para triunfar e assim sair da Renault com o bicampeonato.

Assim sendo, o GP do Japão, a penúltima prova do campeonato, seria uma prova decisiva para qualquer um dos lados. 

No final da qualificação, os Ferrari ficaram com a primeira fila da grelha, mas foi Felipe Massa a ficar com o primeiro posto, na frente de Schumacher. Ralf Schumacher e Jarno Trulli ficaram com a segunda fila, nos seus Toyotas, e na terceira fila, Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, nos seus Renaults. Jenson Button e Rubens Barrichello estavam na quarta fila, com os seus Hondas, e a fechar o "top ten" estavam o BMW Sauber de Nick Heidfled e o Williams-Cosworth e Nico Rosberg.

No dia da corrida, Massa largava na frente, mas na terceira volta, Schumacher passou-o para ver se conseguia ficar o mais à frente possível de Alonso. Este estava entalado na quinta posição porque os Toyotas faziam-lhe a vida negra. Mas na volta dez, já era terceiro, e cinco voltas depois, na primeira paragem para pneus, tinha passado Massa e era segundo, partindo na perseguição de Schumacher. 

A partir de então, era um jogo de gato e rato entre Alonso e Schumacher, Ora se aproximavam, ora se afastavam, porque a diferença entre ambos andava a rondar os quatro a cinco segundos. Alonso parecia não conseguir aproximar-se, mesmo depois de terem feito as suas paragens para reabastecimento.


Parecia que Schumacher ia a caminho de ganhar este "round" quando na volta 37, o seu motor cedeu e um grande coluna de fumo saia do seu carro. Alonso passou-o ao seu lado e viu o que aquilo significava. se cortasse a meta no primeiro posto. não só recuperava o comando, como era o principal candidato ao título. A Schumacher, era-lhe negado um octa e uma retirada por cima, como tinha acontecido a Juan Manuel Fangio e a Jackie Stewart.

E para Schumacher, era a sua primeira quebra de motor... em seis anos. Para mostrar até que ponto as coisas tinham evoluído. Para Alonso, agora na frente, apenas teve de levar o carro até à meta e comemorar a vitória, e provavelmente o campeonato. Apenas precisava de um ponto para revalidar o seu campeonato.


No cortar a meta. Alonso era o vencedor, e no pódio, foi acompanhado por Felipe Massa e Giancarlo Fisichella. Nos restantes lugares pontuáveis estavam o Honda de Jenson Button, o McLaren-Mercedes de Kimi Raikkonen, os Toyotas de Jarno Trulli e Ralf Schumacher e o BMW Sauber de Nick Heidfeld.   

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