terça-feira, 18 de janeiro de 2022

WRC: Toyota quer saber como serão os novos carros


Na semana da abertura do Mundial de Ralis, a Toyota está expectante em saber como se comportarão estes novos carros nas estradas de Monte Carlo, um rali do qual terminou como vencedora na edição de 2020. Jari-Matti Latvala, o diretor de equipa da Toyota, quer saber como é que estes carros se comportarão, enquanto um dos seus pilotos, o seu compatriota Kalle Rovanpera, anda a gostar da maneira como o seu carro se comporta.

O ralis estão a entrar numa era muito nova e é um momento muito excitante para todos. Há muitos pontos de interrogação e o Rallye Monte-Carlo vai dar-nos algumas das respostas." começa por dizer Latvala depois da apresentação dos carros na Áustria. 

"Como equipa, temos trabalhado muito para estar preparados, mas ninguém pode saber como os diferentes carros se comparam uns com os outros até chegarmos ao primeiro rali. Podemos também ver uma diferença entre os pilotos que se sentem mais confiantes com os seus novos carros, e aqueles que ainda vão tentar encontrar essa confiança. Há muitas mudanças a que se podem adaptar com a forma como conduzem e montam os carros. Durante os testes, isto tem sido talvez o mais importante para a equipa: Que os nossos pilotos se sintam confiantes e confortáveis ao volante.", continuou.

"Para um piloto, Monte Carlo foi sempre o rali mais difícil do campeonato. Muita coisa vai depender das condições: Temos mais potência, mas como é que se usa essa potência em condições de neve e gelo? Para além de tudo, a mudança de Gap para Mónaco significa que há muitos troços novos para a grande maioria. Há tantas incógnitas e isso torna tudo realmente excitante”, concluiu.


No caso do piloto de 21 anos, do qual se espera um grande futuro no WRC, depois de uma temporada onde conseguiu ser o piloto mais novo a triunfar num rali do Mundial, na Estónia, em 2022, com ele já conhecedor de todas as provas do calendário, há mais expectativas em cima do jovem finlandês, agora que Sebastien Ogier está num programa parcial e Elfyn Evans é o seu rival na equipa. Especialmente agora, que andou a experimentar o carro novo: 

A minha sensação com o novo carro é boa e fizemos uma boa preparação. Com qualquer carro novo há sempre muitas coisas a trabalhar e a melhorar, mas sinto que temos estado sempre a fazer bons progressos.", começou por dizer. 

"Tem sido especialmente interessante habituarmo-nos ao ‘boost’ híbrido. Dá-nos muito mais potência, e isso é normalmente uma coisa boa, mas também pode ser um pouco complicado em certos pontos se não estivermos preparados para o utilizar. Como pilotos, é preciso pensar em como utilizá-lo e, se o conseguir fazer melhor do que os outros, poderá fazer uma grande diferença.", continuou.

Já sobre o rali, ele afirma que é outro desafio em cima.

"O Rallye Monte-Carlo vai ser bastante especial este ano. É sempre um rali complicado, mas este ano vamos ter muitos troços novos, bem como um carro totalmente novo. Sexta-feira e sábado vão ser dias longos sem assistência a meio do dia e se conseguir passar esses dias sem problemas, já será bastante bom”, concluiu.

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