segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

À procura do novo Katsuta


A Toyota, sendo uma marca japonesa, apostou acertadamente na procura de um piloto de ralis do seu país. Ainda antes de entrarem no WRC, foram buscar dos pilotos com potencial, Takamoto Katsuta e Hiroki Arai. Desses dois, só Takamoto ficou, com resultados interessantes, enquanto Arai regressou a casa, sem mais noticias de relevo. Agora, em 2022, a marca decidiu levar para a Finlândia mais três japoneses, Hikaru Kogure, Nao Otake e Yuki Yamamoto, que foram selecionados para se juntarem ao programa Toyota Gazoo Racing WRC Challenge Program e com isso submeterem-se a treino intensivo e desenvolvimento com o objectivo de um dia competir ao mais alto nível no Mundial de Ralis.

Kogure é o mais novo de todos, com 20 anos de idade, enquanto Otake é um ano mais velho e Yamamoto tem 24 anos. Todos andam a competir em ralis no Japão e foram escolhidos no total de 60 candidatos. Estiveram na Finlândia durante duas semanas, onde as suas competências foram avaliadas ao volante dos carros de estrada GR Yaris, dos crosskarts e dos carros de Rally4 com tração a duas rodas, e foram também submetidos a testes de aptidão física e neurológica.

O seu instrutor-chefe foi Mikko Hirvonen, que teve a ajuda de mais dois instrutores, Jouni Ampuja e Juho Hänninen.

Escolhidos os três para a fase seguinte do programa, a partir do verão começarão a participar em ralis nacionais em carros de Rally4 na Finlândia e na Europa. E no final de cada ano, eles serão avaliados com base nos seus desempenhos e desenvolvimento individuais. Em suma, é como se estivessem a tirar um curso universitário muito especial. 

Para Hirvonen, o que lhe impressionou foi o facto de eles quererem ir para além dos seus limites para provar que tem o que é necessário para continuar no programa e ter uma carreira no WRC. 

Ficámos realmente impressionados com a atitude de todos os candidatos durante as duas semanas. Eles tentaram realmente esforçar-se e quiseram ultrapassar os seus limites. Vinham de diferentes origens dentro do desporto motorizado e a maioria deles nunca tinham conduzido na neve e no gelo. Portanto, havia muitas coisas novas para eles lidarem, mas fizeram-no muito bem e deram grandes passos." começou por dizer.  

"Tentámos seleccionar os pilotos que considerávamos terem mais potencial para o futuro, mas não foi uma decisão fácil de tomar. Os três que escolhemos mostraram boa determinação em aprender e fazer progressos nas suas carreiras. Eles também nos impressionaram com o quanto melhoraram nas duas semanas seguintes, como absorveram a informação dos instrutores e como lidaram com diferentes situações sob pressão.", continuou.

"Acreditamos que eles podem ter um futuro realmente brilhante nos ralis. Agora começa o verdadeiro trabalho árduo para eles, mas estou certo de que estão prontos para o desafio”, concluiu.

Ainda teremos de esperar mais algum tempo para saber no que isto dará, mas o Japão tem certamente uma boa quantidade de pilotos capazes de ombrearem com os melhores do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...