sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (4): O McLaren MCL36


Depois de ontem a Aston Martin ter apresentado o seu carro, o AMR22, hoje foi a altura da McLaren apresentar o seu bólido, o MCL36, na sua fábrica, em Woking. Concebido sob a liderança do diretor técnico James Key, que admitiu na apresentação ter omitido algumas partes do carro - e marca optou por revelar o carro real assim como imagens digitais, ao lado dos seus carros de IndyCar e do "off-road" elétrico. 

Comparado com o Aston Martin AMR22, apresentado ontem, os sidepods do novo McLaren é bastante diferente. A cor de papaia continua, mas tem uma tonalidade fluorescente e incorpora mais azul e preto. O MCL36 apresentou uma suspensão “pull rod”, que não é utilizada na F1 há vários anos, e suspensão “push rod” na traseira.

Quanto aos pilotos, tudo na mesma: Lando Norris e Daniel Ricciardo. O britânico entra na sua quarta temporada na Fórmula 1 com a McLaren e procura manter o ímpeto depois de uma temporada muito boa em 2021, durante a qual alcançou quatro pódios e conquistou a sua primeira pole position. Já o australiano, na sua 12ª temporada, e que deu a primeira vitória à equipa desde 2013, em Monza.


Para Zak Brown, o CEO da McLaren, este foi um dia especial. “Estou encantado por nos ver lançar hoje os três programas da McLaren Racing para os campeonatos de Fórmula 1, IndyCar e Extreme E. Esta é uma estreia para nós como equipa, no mundo do desporto automóvel, e tem sido fantástico ver como os fãs ficaram entusiasmados, juntando-se a nós na próxima parte da nossa viagem”.

Num ano em que o regulamento técnico sofreu uma revolução, Brown espera que a equipa tire o melhor partido da oportunidade. “A nossa equipa de Fórmula 1 continua a fazer grandes progressos ano após ano, com Andreas Seidl ao leme, e esta nova era de regulamentos representa uma verdadeira oportunidade para a equipa. Estou entusiasmado por ver Lando e Daniel ao volante do MCL36. Lando fez grandes progressos em 2021, assegurando quatro pódios e a vitória sensacional de Daniel em Monza lembrou à equipa o que é ganhar. À medida que avançamos para 2022, estamos a tentar aproveitar o progresso e a encurtar ainda mais a margem para as equipas da frente.”, concluiu.

Andrea Seidl, o diretor técnico da marca, tem como objetivo para a época aquele que Zak Brown também identificou anteriormente: chegar às equipas da frente. E para isso, tem vindo a fazer investimento em áreas importantes e que necessitavam de ser atualizadas para a equipa poder manter-se na discussão da metade superior da tabela classificativa.

O nosso objetivo para esta temporada é claro e consistente com o dos anos anteriores: queremos encurtar ainda mais a diferença para a frente do pelotão. Ao mesmo tempo, conhecemos e respeitamos a dura competição que vamos enfrentar e temos uma visão realista de onde estamos na nossa viagem”, começou por afirmar. "Estamos a trabalhar através de um conjunto de investimentos chave em infraestruturas, que nos fornecerá as ferramentas necessárias para competir no topo do nosso desporto quando estes estiverem a funcionar”, continuou.


Quanto aos pilotos, com Daniel Ricciardo melhor adaptado à estrutura, especialmente depois da vitória em Itália, afirma que estes novos regulamentos serão desafiadores, mas tem confiança que a experiência acumulada o poderá ajudar. “Tendo passado por várias mudanças regulamentares, sinto que sou capaz de usar essa energia para me ajudar a adaptar a novos carros, novas formas de condução e, em última análise, novas formas de corrida. Estes novos carros vão ser muito diferentes das épocas anteriores, mas tenho esperança que isso traga corridas mais próximas e mais oportunidades de chegar à frente do pelotão”. 

Ao entrar no meu segundo ano com a McLaren sinto-me ótimo e sinto que aprendemos muito como equipa em 2021, o que nos ajudará à medida que enfrentamos este novo desafio. Garantir a vitória em Monza foi um ponto alto da minha carreira, mas isso agora é passado e vou dar tudo para garantir mais momentos como este para a equipa ao longo da época de 2022”, concluiu.

O mesmo tipo de espírito tem Lando Norris em relação à nova temporada. “Potencialmente, sim [adaptar aos novos regulamentos]. Mas é assim para todos. Pode servir mais a uns do que outros e pode ser potencialmente mau para mim, mas é vida, certo? Tenho de lidar com isso. Antes da Formula 1 eu tinha de lidar com isso. Só passei um ano em qualquer série, por isso todos os anos tinha de me adaptar a algo novo e tentar tirar o máximo partido disso”, concluiu.

O MCL36 estará presente na penúltima semana de fevereiro em Barcelona. 

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