Amanhã, se acontecer, poderemos estar a assistir à maior revolução na Formula 1 desde 1990, provavelmente. Segundo conta o Craig Scarborough (@ScarbsF1 no Twitter), a Mercedes poderá aparecer no Bahrein com um W13... sem entradas de ar laterais para arrefecer os motores. Por agora é um desenho, mas isto surgiu depois de outra pessoa, o jornalista Will Buxton (@wbuxtonofficial no Twitter) ter dito que uma ideia semelhante da Alpine - que não foi para a frente - poderia ser aplicada nos carros de Lewis Hamilton e George Russell.
Claro, há questões a serem colocadas, e uma delas é a segurança. Os carros de Formula 1 passam por "crash tests" para serem aprovados, mas aquele que o W13 passou tinha as entradas laterais colocadas, e agora sem elas, não se sabe se é considerado um novo chassis, logo, sujeito a novos testes de colisão... do qual não se sujeitaram.
Mas como este ano é o primeiro onde o efeito-solo está de volta, pela primeira vez em 40 anos, parece que os engenheiros poderão estar a dar a volta graças às experimentações que andam a fazer no túnel de vento. E como todos eles foram ensinados a dar a volta ao livro de regras da Formula 1, isto poderá ser algo do qual poderão conseguir alguma vantagem na grelha de partida no próximo dia 20 no Bahrein.
Claro, temos de ver se isto é aprovado pela FIA, porque... já se sabe, se funciona, as equipas irão protestar, porque a última coisa que querem é um "unfair advantage" entre eles. E também, ver se eles irão fazer isso amanhã... ou não.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...