domingo, 3 de abril de 2022

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Na semana em que a Formula 1 confirmou uma terceira corrida em solo americano, falo hoje de outra corrida, mas no estado vizinho do Nevada: a Califórnia. Mais concretamente, Long Beach. Pois foi há 45 anos que aconteciam duas coisas: a primeira vitória de um americano numa corrida de Formula 1 no solo pátrio, e a primeira vitória de um carro com efeito solo, nomeadamente o Lotus 78. 

Mas o triunfo de Mário Andretti na pista californiana foi obra do acaso. Tudo por causa de um furo lento. 

É que, esta corrida tinha tudo para acabar nas mãos de Jody Scheckter. Liderado desde a primeira volta, depois de ter sido mais rápido que Niki Lauda, o poleman, Andtetti andou atrás dos dois para saber se eles teriam algum problema do qual pudesse aproveitar. O sul-africano da Wolf começava a consolidar a diferença quando a 22 voltas do final, começou a sofrer de um furo lento no pneu traseiro direito. O americano sabia que ele estava em sarilhos, mas o sul-africano aproveitou o circuito para se defender nas travagens para manter a liderança.

"Não é que ele tenha alargado [na travagem]", disse ele depois, "eu apenas o afastei no ponto de travagem e, depois que o passei, distanciei-me.", disse no final da corrida. 

Perante 70 mil pessoas em delírio, Andretti triunfava, e Scheckter ainda iria perder o segundo posto para Lauda, ficando ele com o lugar mais baixo do pódio. Patrick Depailler, Emerson Fittipaldi, e Jean-Pierre Jarier, no Penske comprado pela ATS, ficaram os restantes lugares pontuáveis. 

Para Andretti, era historia que tinha feito, e não sabia que tinha começado uma nova era no automobilismo, e a última vez em que a Lotus - e Colin Chapman - estariam no topo do mundo.

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