sexta-feira, 29 de abril de 2022

O retrocesso automóvel russo


Dois meses depois do inicio da guerra com a Ucrânia, e eles a sentirem fortemente o impacto das sanções ocidentais - o Banco Central Russo estima que a economia pode cair 12,5 por cento em 2022, e é uma estimativa... inicial - a industria automóvel de lá está a ser fortemente afetada porque os componentes eletrónicos são essencialmente dos Estados Unidos e da Europa.

Assim sendo, o governo decidiu fazer algo radical: recuar 30 anos em termos de "standards". Ou seja, nada de airbags, "cruise controls", travões ABS, catalisadores, e outros sistemas eletrónicos de estabilidade. A partir de agora, os novos carros, especialmente os Ladas, serão todos como eram no tempo da União Soviética. A legislação entrou em vigor no dia 1º de abril - não, não é mentira - e ficará em vigor até ao final do ano. Essencialmente, como esses componentes estão sujeitos às sanções, a melhor maneira de contornar será... não tê-los.

De acordo com o site motor.ru, as grandes empresas com mais de 5.000 funcionários, bem como fabricantes de semirreboques e autocarros elétricos podem começar a produzir veículos de todas as classes ambientais. Isso difere do atual padrão Euro-5, que a União Europeia introduziu em 2008 e que a Rússia adotou em 2016. Contudo, as marcas de camiões russas como a Kamaz e a GAZ disseram que não irão parar de vender os seus veículos Euro-5, apesar da própria Kamaz admitir que procura um fornecedor alternativo na Rússia, dado que os seus componentes elétrónicos vêm da Bosch. Até lá, há a chance de usarem veículos padrão Euro-2, com motores da família KAMAZ-740, que começaram a ser fabricados na década de 70 do século XX.

Esse tipo de veículos simplificados serão vendidos não só na Rússia como noutros países como a Arménia, Quirguistão, Bielorússia e Cazaquistão, onde serão exportados e onde a Rússia tem um acordo nesse sentido. Contudo, esses carros só poderão ir para esses mercados a partir de fevereiro de 2023.

Apesar de alguns analistas afirmarem que "esta é uma solução aceitável", o ministro russo dos Recursos Naturais alertou para as consequências da queda temporária desses padrões, que acredita poder agravar os problemas de poluição nas maiores cidades do país, como Moscovo e São Petersburgo.

Em suma, os Ladas voltarão a ser a "lataria" que eram nos tempos da "gloriosa" União Soviética... aliás, por estes dias, a Renault vendeu a AutoVaz, que tem a marca Lada, pelo valor simbólico de... 1 rublo

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