sábado, 2 de abril de 2022

Russell: "Se resolvermos as oscilações, eliminados 99 por cento dos problemas"


O efeito oscilatório - ou porpoising" - é o problema que tem afetado sobremaneira algumas equipas, especialmente a Mercedes, que dominava a Formula 1 até ano passado. Resolver a maior dor de cabeça do momento não é fácil e implica ter em conta uma série de fatores. George Russell, que tem tido as prestações mais estáveis do campeonato, conseguiu encontrar um bom compromisso na Arábia Saudita, ao contrário de Lewis Hamilton, e explicou que estas pequenas mudanças implicam grandes diferenças. 

O britânico acredita que resolvendo estas oscilações, a maioria dos problemas da Mercedes desaparecem, e regressarão aos triunfos.

Do lado da garagem do Lewis, eles provavelmente foram mais conservadores com a afinação [na Arábia Saudita] do que nós. Essa foi a diferença e estamos a falar de uma linha ténue entre colocar ou não o carro na janela certa. Há tantos fatores em jogo quando estamos a afinar o carro e por vezes mudamos a configuração de afinação a pensar que vai melhorar, mas isso torna-o ligeiramente pior. É um pouco inconsistente. Há muitos fatores em jogo como a rigidez mecânica do carro, a rigidez dos fundos, o desenho dos fundos, a pressão dos pneus. Há muitos fatores que contribuem para o tornar melhor ou pior”.

Quanto mais depressa se vai pior, mais difícil se torna a qualificação, porque colocamos os motores na potência máxima. Isso promove mais apoio aerodinâmico e mais “porpoising”, pelo que quase precisamos de nos antecipar a esta questão. Se resolvermos as oscilações, resolvemos 99 por cento dos nossos problemas”, concluiu.

Russell tem agora 22 pontos, estando no quarto lugar do campeonato. A Formula 1 regressa no próximo final de semana em Melbourne.

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