sábado, 28 de maio de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 7, Mónaco (Qualificação)


Mónaco é uma corrida que faz parte do mobiliário da Formula 1. Por muito que se reclame do seu tamanho - do qual os carros também ajudam - que a pista é anacrónica porque ali, os carros não passam, entre outras coisas. Mas quem adora automobilismo, sabe que Mónaco, pelo seu ambiente à volta, pelo seu prestígio, e pelo facto de todos querem triunfar ali para o ter, como se fosse uma pena no chapéu ou uma medalha no peito. E ainda por cima, no pelotão atual, nunca a chance de ter um piloto local triunfar ali se tornou tão real, graças a Charles Leclerc, piloto da Ferrari e orgulho do principado.   

A Q1 começa com um tempo primaveril, apesar das ameaças de chuva dos dias anteriores. Todos saíram a seu tempo, e quando todos marcaram um tempo, os Ferrari foram para a pista. Por essa altura, Kevin Magnussen já tinha sido o primeiro a estabelecer um registo na tabela de tempos, batido pouco depois por Lando Norris. Todos estes tempos foram depois batidos por Sergio Pérez e Max Verstappen. Quando Charles Leclerc foi para a pista, queixou-se à equipa da posição em que saiu, por causa do tráfego, mas isso não o impediu de liderar a tabela de tempos, com um tempo de 1.12,939. Depois, a seis minutos do final, melhorou para 1.12,569.

Na parte final, a pista estava mais rápida e os tempos começaram a cair. Mas a dois minutos do fim, Yuki Tsunoda sofreu um furo, o que levou a direção de corrida a mostrar bandeiras vermelhas. Ele trocou de pneus e marcou um tempo que o permitiu passar para a Q2. Mas quem não conseguiu foi o seu companheiro da equipa, Pierre Gasly, eliminado da Q1 na companhia de Lance Stroll, os Williams de Alexander Albon e Nicholas Latifi, e o Alfa Romeo de Guanyu Zhou.


Alguns minutos mais tarde, a Q2 começava com "os suspeitos do costume". Primeiro, foi Sergio Pérez a liderar, seguido de Carlos Sainz, Charles Leclerc e Max Verstappen, enquanto Lando Norris fechava o top 5 no final da primeira tentativa de todos os pilotos de marcar uma volta em Monte Carlo. Pouco depois, mesmo não tendo feito um grande setor intermédio, Leclerc conseguiu 1.11,864, enquanto Lewis Hamilton se queixava do sobreaquecimento dos pneus intermédios.

Na parte final, quem ficou "com a fava" foram o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, os Haas de Kevin Magnussen e Mick Schumacher e o McLaren de Daniel Ricciardo.

Chegados aos 15 minutos finais da Q3, a atenção estava bem grande. Todos com moles, os pilotos quando sairam, começaram a marcar os seus tempos, primeiro foi Charles Leclerc, que colocou um tempo de referência com 1.11,376, com Sainz Jr a 225 centésimos, Sergio Perez a 253 centésimos e Max Verstappen a 290 centésimos. Lando Norris tinha o quinto melhor tempo.


A última parte ficou marcada por alguma polémica, apesar de as posições já estarem mais ou menos definidas. Quando fazia o Portier, Sergio Perez perdeu o controlo da sua traseira e bateu, ainda levando com ele o Ferrari de Sainz Jr. Resultado final: caminho bloqueado e bandeiras vermelhas, acabando ali a qualificação, com Leclerc na pole, seguido de Carlos Sainz, Sergio Pérez e Max Verstappen.

Amanhã é dia de corrida, e o tempo não irá estar tão certo assim.

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