Depois da especial que aconteceu na baia de Coimbra, onde Thierry Neuville saiu triunfador no seu Hyundai, o primeiro dia completo de rali começou com as passagens duplas por Lousã, Arganil e Góis, mais uma passagem única por Mortágua e o final em Lousada. Na segunda especial do dia, Elfyn Evans conseguiu ser o melhor, 6,1 segundos na frente de Gus Greensmith e 7,5 sobre Pierre-Louis Loubet. Isso fez o galês da Toyota passar para a liderança, que o manteve na primeira passagem por Góis.
Ali, o piloto galês voltou a vencer, por muito pouco - 0,1 sobre Tanak, 0,2 sobre Takamoto e Rovanpera - onde Bruno Magalhães furou e perdeu tempo na luta pelo melhor português. Depois, Sebastien Loeb triunfa na primeira passagem por Arganil, 2,8 segundos na frente de Neubille e 6,1 sobre Robanpera, onde Evans perde 10,6 segundos e a liderança para Loeb, que pula seis (!) lugares para ser o primeiro, 0,5 segundos na frente de Evans, que se queixava dos pneus.
"Não foi perfeito, para ser honesto. É um deles. A aderência não foi tão alta e eu não estou tão feliz com isso. Vamos ver - ainda é cedo."
Na segunda passagem por Lousã, foi a vez de Ogier ser o melhor, 0,6 segundos superior a Loubet, numa classificativa marcada pelo acidente de Loeb, que bateu contra uma ponte e viu uma roda arrancada, acabando ali o seu rali. Quem também terminava ali a sua proba era Bruno Magalhães, vitima de um problema na suspensão.
Evans triunfava na segunda passagem por Góis, mas Ogier perdia dois minutos por causa de um furo e caía para 11º, esperando minorar os prejuízos. Agora, era Evans que liderava, 5,8 segundos na frente de Neuville. Na especial seguinte, em Arganil, Rovanpera seria o melhor, 4,6 segundos na frente de Evans e 5,2 sobe Takamoto, vendo o galês se distanciar sobre a concorrência, enquanto Ogier parava com novo furo, o suficiente para se retirar da proba.
Rovanpera triunfava em Mortágua, 3,4 segundos na frente de Evans, 6,5 sobre Takamoto e quase um minuto e meio sobre Neuville, que perdeu uma roda e teve problemas na sua direção assistida, caindo para sétimo na geral. E para fechar o dia, em Lousada, Evans acaba por ser o melhor, 0,8 segundos sobre Takamoto, e 0,9 sobre Tanak.
Depois dos quatro primeiros, o quinto é Gus Greensmith, no seu Ford, a 1.00,7, seguido pelo outro Ford de Pierre-Louis Loubet, a 1.15,6. Sétimo é Thierry Neuville, no seu Hyundai, a 1.46,4, não muito longe de Craig Breen, a 1,49,3. Adrien Formaux é nono, a 2.03,6, e a fechar o "top ten"é o Hyundai de Ott Tanak, a 3.38,4.
O rali de Portugal prossegue amanhã, com a realização de mais sete especiais.
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