sábado, 18 de junho de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 9, Montreal (Qualificação)


Depois de Baku, sabe bem regressar a Montreal. Depois de dois anos de interrupção à conta da pandemia, agora, a Formula 1 regressa a uma casa onde normalmente é feliz pela qualidade... e imprevisibilidade das corridas na ilha de Notre-Dâme. Como costumo dizer, quando a Formula 1 chega a Montreal, devem invocar os deuses e pedem de empréstimo, por um final de semana, o espírito de Gilles Villeneuve. Ainda por cima, quando passam 40 anos sobre a sua passagem a espírito. 

Antes dos eventos do final de semana, soubemos de duas coisas importantes. O primeiro, que a FIA decidiu mexer na aerodinâmica dos carros por causa do efeito de "porpoising" do qual Max barafustou, afirmando que se a Mercedes se queixa disso, então a culpa é deles por terem desenhado um mau carro. Depois, claro, a noticia de que Charles Leclerc tinha de ir para o fundo da grelha à custa da troca de motor por causa da explosão em Baku. E ainda naquela manhã, iria ter a companhia de Yuki Tsunoda, que também ficava sem motor e iria para a última fila da grelha.  


Para melhorar as coisas, neste sábado, o tempo em Montreal não era fantástico. Aliás, era mesmo terrível. Iria chover à hora da qualificação, mas seria pouco. E foi o que aconteceu na hora da lux berde. A pista continua molhada caiam pingos de chuva, logo, os pilotos começaram a calçar os azuis, os pneus para molhado. Contudo, isso não impedia que largassem um enorme vapor de água, causando problemas de visibilidade, do qual os pilotos se queixavam. Mas com o passar dos minutos, isso dissipava-se e deixou de ser problema.

No final da Q1, os eliminados foram os Aston Martin de Sebastian Vettel e Lace Stroll, o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, e o Williams de Nicholas Latifi. Pobres canadianos, os seus locais não se deram bem na chuva... mas claro, como é sabido, o último lugar já tem dono: Charles Lelcerc. 


Alguns minutos e a Q2 arrancou, ainda com o piso molhado, mas a chuva tinha já parado. Tanto que os pilotos da Alpine, mais Mick Schumacher e Alex Albon decidiram arriscar e colocar intermédios, para tentarem a sua sorte. E compensou: Alonso marcou um tempo melhor: 1.30,910, no topo da tabela de tempos. Mas quase ao mesmo tempo, Ocon cai de pista - mas não bate - e causa bandeira amarela por momentos. A seguir, Checo Perez bateu no soft wall e também causou bandeiras... vermelhas. Isto porque ficou preso na Curva 3, sem poder sair. E quase ao mesmo tempo, a mesma coisa acontecia com Alex Albon, nas este rumou às boxes.  

Quando os carros regressaram à pista, todos já calçavam intermédios e esperava-se que os tempos baixassem. E ali, logo na primeira chance, Max faz 1.27,764 e foi para cima da tabela de tempos. Depois melhorou com 1.26,270, na frente de Carlos Sainz Jr. E com o surgir de uma linha seca, os tempos caiam mais: 1.25,201 para Max, pulverizando a concorrência - para comparação, George Russell tinha 1.26,321.

No final, os tempos caíram em flecha, acabando com Max a fazer 1.23,746, os que ficaram para trás foram, para além de Leclerc e Sergio Pérez, o McLaren de Lando Norris, o Alfa Romeo de Bottas e o Williams de Alex Albon.

Agora com a Q3, as condições estavam mesmo a mudar. Havia uma linha em seco para seguir, mas claro,  ainda não se arriscava. Max começava a fazer as voltas rápidas que precisava para ficar com P1, com 1.22,701, bem longe da concorrência, pois Sainz Jr e Alonso estavam a fazer tempos um segundo mais lentos. Russell quis arriscar e colocou slicks no seu Mercedes, para tentar a sua sorte, mas... despistou-se. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton conseguiu o segundo melhor tempo na grelha.


No final, Max conseguiu ainda melhor, 1.21,299, e conseguia a pole, ao lado de Fernando Alonso (El Plan!) e Carlos Sainz Jr. Já se sabia que o neerlandês era bom neste tipo de condições, mas ver Alonso ainda a se mostrar aos 40 anos de idade, e 10 anos depois da última vez que ficou na primeira linha... tem de se tirar o chapéu ao seu feito na pista. Mas claro, graças à chuva, havia coisas interessantes, como a terceira fila a ser toda da Haas, por exemplo.

Pena que não chova no domingo, porque eu penso que seria interessante de se ver como se comportariam neste circuito.       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...