Mas num sítio onde nove das dez equipas fazem dela a sua casa, havia desenvolvimentos, principalmente na Mercedes onde aparentemente, houve uma melhoria nas suas performances, ao ponto de Lewis Hamilton ter ficado com o segundo posto no segundo treino livre. Seria algo do qual teríamos de ter em conta para este sábado? O que toda a gente sabe é que a chuva irá aparecer neste sábado na hora da qualificação, porque o boletim meteorológico assim mostrava. Aliás, 15 minutos antes da qualificação, começou a chover o suficiente para molhar a pista e a trocar os pneus para piso molhado.
E foi assim que a Q1 começou. Boa parte dos pilotos rodaram com intermédios, e os primeiros tempos caíram, primeiro com Max, depois com Leclerc, quase dois segundos mais rápido, com 1.42,129. Mais tarde, George Russell melhorou, fazendo 1.41,743, numa altura em que a chuva acabou por parar. Nesta altura, Lance Stroll, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher estavam em sarilhos para entrarem na Q2.
Ainda era cedo para calçarem pneus secos, mas a pista começava a mudar, começando a deixar uma trajetória mais húmida, no qual eles iriam tentar melhorar os seus tempos. Max melhora a subia ao topo da tabela de tempos, com 1.39,975, seguido por Hamilton, numa altura em que os tempos caem depressa. Charles Leclerc fazia 1.39,846 e ficava no primeiro posto, mas Max melhorava a seguir com 1.39,129.
E na bandeira de xadrez, os eliminados eram: Lance Stroll e Sebastian Vettel, nos seus Aston Martin, Mick Schumacher e Kevin Magnussen, no seu Haas e Alexander Albon, no seu Williams. Detalhe sobre este último eliminado: ele têm o carro novo, enquanto Nicholas Latifi, com o carro belho, passava para a Q2. Parece ser uma questão de estar no lugar certo à hora certa...
Na Q2, mantiveram todos os pneus médios, porque as condições ainda não estavam secas o suficiente para arriscarem para secos. Com os 15 pilotos em pista, o primeiro a dar nas vistas foi Fernando Alonso, mas os Red Bull de Max e Sergio Perez fizeram melhor. Depois, Lando Norris conseguiu colocar o seu McLaren na primeira fila da grelha.
Contudo, por esta altura, a chuva caiu ainda mais na pista, e os tempos não melhoraram. Por esta altura, o Williams de Nicholas Latifi estava em posição para ir à Q3. Já vos tinha dito que ele andava um carro mais antigo que o do seu companheiro, Aleander Albon? E à medida que o cronómetro chegava ao zero, toda a gente via que ninguém conseguia melhorar os seus registos. Assim, se Ferrari, Mercedes, Red Bull, Lando Norris, Fernando Alonso, o Alfa Romeo de Guanyou Zhou e... Nicholas Latifi entravam na Q3, já Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon acabaram por não entrar na fase final desta qualificação.
E chegada à fase final, o tempo aparentemente não dava sinais de melhoria.
A coisa começou com todos nos intermédios, porque a chuva continuava intermitente. E todos também esperavam que Max fizesse o seu tempo e fosse o suficiente para ser o melhor. E isso aconteceu, depois dos primeiros tempos: 1.42,996. Hamilton era o segundo, 254 centésimos, seguido por Russell. O piloto da Mercedes regressou à pista e aproximou-se, 27 centésimos mais perto do neerlandês.
Tudo aconteceu no último minuto. Primeiro, Leclerc fez 1.41,298, mas depois Sainz melhorou, com 1.41,055. O espanhol melhorou, com 1.40,983 e ficou com o melhor tempo, e o momento decisivo foi quando Max foi à pista para responder... a coisa ficou mal. Um mau tempo na parte intermédia foi a razão porque ele não melhorou e deu a pole ao filho de Carlos Sainz, que fazia história como o segundo espanhol a fazer pole na história da Formula 1.
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