terça-feira, 9 de agosto de 2022

A saga de verão da McLaren


O mês de agosto - ou se preferirem, a "silly-season" - está a ser bem agitado em Woking. Especialmente com a história de Oscar Piastri, o piloto australiano que a Alpine anunciou a sua contratação, mas que ele disse logo a seguir que... não tinha nada a ver. Aparentemente, ele já assinou para a McLaren para ser piloto titular em 2023, apesar de ter gente como Colton Herta como uma possibilidade - ele fez um teste num Formula 1 em Portimão, por exemplo. 

E no meio disto tudo, parece que todos estão a dizer que Daniel Ricciardo já foi apontada a porta a saída no final da temporada. Ele que tem contrato até ao final de 2023. Contudo, nesta terça-feira, surgiu a notícia de que Ricciardo terá exigido 21 milhões de euros para terminar mais cedo o contrato com a McLaren. Acumulando isso com os custos que poderão custar para assegurar Oscar Piastri na equipa, o custo total poderá ser até 30 milhões de euros. Que alhada para Zak Brown!

Segundo conta o site recingnews365.com, esse valor serviria para contrabalançar caso o piloto assine por outra equipa. Se, por exemplo, assinasse um contrato com uma Alpine ou Haas F1 por 10 milhões de euros, teria de devolver esse valor para a McLaren, ficando com o resto.

Contudo, esse valor não passa de um mero número para começarem as negociações para a saída, os valores poderão baixar mais adiante, caso ambas as partes cheguem a acordo.

Entretanto, o contrato de Piastri com a Alpine poderá acabar em tribunal, porque na realidade, o piloto australiano assinou um contrato com a Academia de Pilotos da Alpine, no qual a equipa era obrigada a fazer algumas coisas, como por exemplo, cerca de 3500 quilómetros de testes. E como esse contrato foi registado no Conselho de Reconhecimento de Contrato [CRB, em inglês], toda e qualquer tentativa da Alpine de o processar poderá cair em saco roto, logo, poderá ter toda a legitimidade para seguir rumo à McLaren em 2023. 

Resta saber como titular ou não. 

Mas uma coisa é certa: será umas férias bem quentes em Woking e algumas dores de cabeça para Zak Brown resolver. Mas com a equipa ativa na Formula 1, IndyCar e a partir de 2023, Formula E, decerto haverá lugar para todos.     

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