Otmar Szafnauer, Director da Equipe BWT Alpine de F1, comentou sobre o piloto de 21 anos, considerado por muitos como um grande talento:
“Oscar é um talento brilhante e raro. Estamos orgulhosos de o ter feito crescer e apoiado ao longo da sua carreira. Através da nossa colaboração ao longo dos últimos quatro anos, vimo-lo evoluir para um piloto que está mais do que pronto para subir à Fórmula 1. No seu papel de piloto de reserva, tem estado com a equipa na pista, na fábrica e em testes, onde demonstrou a maturidade e rapidez necessárias para assegurar a promoção. Juntos acreditamos que a nossa dupla proporcionará a continuidade necessária para alcançarmos o nosso objetivo a longo prazo de lutar por vitórias e títulos”.
Contudo, pouco depois deste anúncio, o piloto australiano afirmou na sua conta do Twitter que isto aconteceu... sem o seu consentimento!
"Acabei de saber no final desta tarde que, sem o meu consentimento, a Alpine F1 divulgou um comunicado de imprensa no qual estarei pilotando para eles no próximo ano. Isso está errado e não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não serei piloto deles na próxima temporada", disse o piloto australiano, na sua conta do Twitter.
Segundo se conta nos bastidores, Piastri poderá ter assinado um pré-acordo com a McLaren para a próxima temporada. A razão tem a ver com Mark Webber, ex-piloto e agora seu manager, que insatisfeito por a Alpine não lhe ter dado os testes que tinha garantido sob contrato - cerca de cinco mil quilómetros, num carro de 2021 - decidiu partir para outros lados, perguntando quem estaria interessado no seu pupilo. A McLaren, que está a abril um vasto rol noutras categorias - IndyCar e em breve, a Endurance - quer ter alguns pilotos debaixo de sua asa para poder decidir quem serão os melhores.
Só que estão a entrar em alguns problemas contratuais, como aconteceu há algumas semanas com o espanhol Alex Palou, o campeão de 2021 da IndyCar, que é da Chip Ganassi, mas assinou um acordo com a equipa de Woking em 2023, pensando na chance da Formula 1. Mas não avisou os responsáveis da Chip Ganassi, que decidiram processá-lo!
Promovido como piloto de reserva da Alpine no início da temporada de 2022, desde então tem sido submetido, sob a orientação da equipa e com o seu completo apoio financeiro, a um programa de treinos intensivos e abrangente de testes privados no chassis A521 de 2021, que venceu um Grande Prémio, e no simulador da fábrica, em Enstone, no sentido de o preparar para o próximo grande passo, que é a Formula 1.
Resta saber... em qual equipa.
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