Mas o grande momento do dia foi o capotamento de Kalle Rovanpera, na segunda especial, que destruiu o seu Toyota Yaris WRC e o deixou a ver a concorrência a passar. Contudo, com o grande avanço que tem no campeonato, isto foi mais um golpe no seu orgulho, já que as suas ambições de ser o campeão mais novo de sempre no WEC mantêm-se intactas.
Com passagens duplas por Vleteren, Westouter-Boeschepe, Mesen-Middelhoek e Langemark, o rali começou com Rovanpera ao ataque, 2,5 segundos na frente de Evans e três segundos sobre Tanak. Breen despistou-se e perdeu 14,2 segundos com o seu Ford.
Roanpera teve o seu acidente na segunda passagem... e foi a partir daí que tudo ficou baralhado. Neuville ganhou a especial, 0,3 segundos na frente de Evans, que estava agora no comando. Tanak era terceiro na especial, a um segundo. Tanak foi o melhor na terceira especial, 0,1 segundos sobre Neuville e 0,3 sobre Breen, enquanto Evans era quarto, a 0,6. Evans acabou a melhor a ser o melhor na primeira passagem por Langemark, 1,5 segundos na frente de Neuville e 1,7 sobre Tanak. Atrás, Katsuta Takamoto tinha problemas e perdia mais de dois minutos e 17 segundos, saindo fora do "top ten".
Ott Tanak arrancava o melhor tempo ao inicio da tarde, igualando-se a Thierry Neuville, na segunda passagem por Vleteren. Evans perdia 1,2 segundos e via os pilotos da Hyundai muito perto dele. Neuville foi o melhor na sexta especial, 3,3 segundos adiante de Elfyn Evans e 4,5 sobre Tanak, e voou na sétima, conseguindo um avanço de 2,6 segundos sobre Tanak e sobretudo, cinco segundos sobre Evans. Agora, os três primeiros estavam separados por meros... 0,7 segundos. O belga consolidou a liderança na última especial do dia, 1,9 segundos na frente de Tanak e dois segundos sobre Evans.
"Foi uma tarde totalmente diferente em termos de manobrabilidade do carro. Estou muito mais feliz agora. Sinto que vi algumas áreas em que podemos melhorar e obter um pouco mais de velocidade, mas com esta tarde podemos ficar muito felizes. Nossa equipa meteorológica fez um trabalho incrível com algumas informações muito precisas e me senti confiante em confiar em suas previsões. Isso é muito importante em um dia como este.", disse Neuville no final do dia.
Ott Tanak também disse que o dia tem sido positivo para ele:
"O dia foi muito melhor do que esperávamos. Realmente não tivemos a sensação de ontem para estar na luta, e mesmo que esteja vindo da maneira mais difícil estamos em uma posição surpreendentemente boa. Tivemos sorte que o clima por aqui tem sido bastante consistente."
Elfyn Evans lamentou que o furo lento tenha prejudicado o seu ritmo. "É isso - não foi uma grande tarde. Tivemos um furo lento após a segunda etapa, então tivemos que usar um pneu de chuva nesta etapa, e não era o ideal."
Depois dos três primeiros, Esapekka Lappi é o quarto, a 37,3 segundos, seguido por Craig Breen, a 56,1. Gus Greensmith é o sexto, a 1.34,5, na frente de Oliver Solberg, a 2.01,2. Oitavo é Adrien Formaux, a 2.09,5 e a fechar o "top ten" estão o Citroen do francês Stephane Lefebvre, a 3.41,4, e o Skoda de Andreas Mikkelsen, a 3.56,9.
Como nota de curiosidade, entre os participantes está Jos Verstappen, ex-piloto e pai do Max Verstappen. No final do primeiro dia, a bordo de um Citroen C3 Rally2, é 25º da geral, a 5.55,4 do líder.
Amanhã, o Rali de Ypres continua, com mais oito especiais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...