domingo, 2 de outubro de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 17, Singapura (Qualificação)


Depois de três semanas de ausência, máquinas e pilotos regressavam a um dos locais onde não iam desde 2019: Marina Bay, em Singapura. Agora que o pior da pandemia já passou, a Formula 1 regressa a aquela parte da Ásia, a primeira paragem do calendário depois de Monza. É um lugar onde a ideia das corridas noturnas foi inaugurada, e no final, acabou por pegar - podemos olhar para Abu Dhabi e Bahrein como exemplos... - e mo final, apesar de ser um circuito citadino e a sua localização equatorial ser muito exigente para os pilotos, todos gostam do lugar.

Mas antes da qualificação, a grande polémica tinha a ver com o facto da Red Bull ter ultrapassado o orçamento para esta temporada. A concorrência queria uma punição exemplar, mas a Red Bull respondeu afirmando não ter feito nada de ilegal. Ora, Mercedes e Ferrari não acharam piada alguma porque queriam que a equipa energética tivesse uma daquelas bolas que eram amarradas dos tornozelos dos presos para que fossem mais lentos. E agora, com este exemplo, eles irão ser capazes de fazer como eles no futuro, e alegarão as razões semelhantes da Red Bull.

Sol posto e sem chuva à vista, havia um problema: a pista ainda estava suficientemente molhada, logo, os pilotos iriam ter de colocar intermédios para poder andar a marcar os seus tempos.

E foi assim na Q1. Os Mercedes foram os primeiros dos da frente a ir para a pista, antes de Leclerc passar para o topo da tabela de tempos. Mas foi por pouco tempo, pois Max Verstappen tratou de se colocar no primeiro lugar da tabela, à frente de Lewis Hamilton e Leclerc. A pista evoluiu - pouco - à medida que os minutos passavam, logo, não podiam legar os intermédios. Mas foi o temo onde se biu Max e Leclerc se revezarem na tabela de tempos, acabando com Verstappen acabou mesmo a ser o mais rápido, com 1.53,057, tirando 104 centésimos ao tempo de Hamilton, o segundo. E se uns comemoram, os eliminados lamentabam. Especialmente o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, que fora eliminado por uma volta tardia de Mick Schumacher, o McLaren de Daniel Ricciardo, arrastando-se num final de temporada melancólica, o Alpine de Esteban Ocon e os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi.

Chegados ao Q2, o estado da pista não se alterava, porque não se conseguir secar a pista à velocidade que queriam, logo, tudo de intermédios, de novo. 

Leclerc foi o primeiro a meter o carro na pista e a marcar tempos, seguido por Hamilton, com Lando Norris ali por perto. Mas pouco depois, Verstappen colocou-se na segunda posição, seguido de Sergio Pérez, numa altura em que alguns começaram a atrever-se e a colocar pneus para seco, como os Aston Martin de Stroll e Vettel. Sem grande sucesso, de imediato.

No final, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Pérez, Alonso, Carlos Sainz Jr, os Alpha Tauri de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, Lando Norris e o Haas de Kevin Magnussen disputariam a última fase da classificação. Entre os que iriam ver o resto da qualificação das boxes, o mais surpreendente era Geirge Russell, no segundo Mercedes. Ora bolas!

Na fase final da qualificação, os pilotos apostaram por fim nos slicks macios. O primeiro a fazer tempos a sério foi Hamilton, com 1.51,019, enquanto Max a ser segundo, mas a 1,2 segundos. O piloto da Mercedes melhorou o seu tempo, e com a pista a secar, os tempos iriam cair, inevitavelmente. Hamilton acabou com 1.49,466, mas depois de Leclerc ter marcado 1.49,412 e ficado com o melhor tempo. Pérez foi até 1.49,434, e muitos esperavam que Verstappen andasse ali por perto quando... foi às boxes?

Eu não entendo”, falou Max no rádio, quando ouviu a ordem. Christian Horner, chefe da Red Bull, respondeu que explicaria na garagem. Lá, disse que não tinha a gasolina suficiente para o escrutinio dos comissários. E por causa disso, só ficou com o oitavo tempo, ou seja... quarta linha. Com um dos seus adversários na pole. 


No final, com Leclerc como poleman e a manobra da Red Bull para evitar que Max fosse penalizado, pois não tinha gasolina, este poderá ser a última chance da concorrência prolongar o campeonato. Se ficarem na frente dele, ou se não ficaram muito atrás, o título mundial será adiado por uma semana, em paragens japonesas. E se lá conseguirem adiar mais um bocadinho... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...