O mais interessante é que neste final de semana acontece o início do Mundial de futebol, no vizinho Qatar. Aliás, mal acabar a corrida e nos despedirmos de gente como Sebastian Vettel, Nicholas Latifi, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher, rolará a bola num dos lugares mais estranhos onde assistir uma competição tão grande como essa...
Eu sei, vivemos tempos estranhos. Mas que querem? Quando o dinheiro arde nos bolsos e tudo tem um preço, temos coisas destas.
Em Abu Dhabi, havia três equipas com objetivos diferentes: a Red Bull queria a primeira linha, a Mercedes queria voltar a ser como conseguiram em Interlagos, e a Ferrari queria o segundo lugar quer no mundial de pilotos, para Charles Leclerc, quer o de Construtores.
E claro, com os eventos de Interlagos, todos queriam saber se Max Verstappen iria ser cooperativo e ajudar Checo Perez a ficar com o vice-campeonato. Eles tinham dito que sim, haveria cooperação, mas já sabem: as pessoas querem ver fogo no cabaré.
Com o por do sol, começou a qualificação. De imediato, alguns carros foram para a pista e marcar os melhores tempos num asfalto que estava quente: 38 graus naquele início de noite!
Nicholas Latifi foi o primeiro a sair e também a garantir volta rápida: 1.26,841. Logo a seguir, saem a Red Bull, a seguir, Ferrari e Mercedes seguiram-na, e depois, Alfa-Sauber, Alpine e McLaren. A pista passava a estar completa. E Max Verstappen marcou o seu tempo, com 1.24,754, suficiente para a Q2. Depois veio Checo e Sainz Jr a 0,3. Lewis Hamilton era um discreto sétimo, a 840 centésimos de Max. Distantes de Interlagos...
Mas pior, pior, era o meio do pelotão. Daniel Ricciardo e Fernando Alonso eram 14º e 15º, próximos de passarem a ver o resto do treino das boxes e explicarem à imprensa porque não estão ali na pista. Sebastian Vettel deu-se bem e avançou sem problemas, como o Alfa Romeo de Guanyou Zhou. No final, os azarados que ficaram para trás foram os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi - saída pela porta pequena - o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o Haas F1 de Kevin Magnussen e o Alpha Tauri de Pierre Gasly.
No final, entre os que ficaram de fora na última Q2 da temporada, ficaram o Haas F1 de Mick Schumacher, o Alpine de Fernando Alonso, o Aston Martin de Lance Stroll, o Alfa Romeo e Zhou e o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda.
E assim, chegamos à Q3. A última do ano.
Todos olhavam para os Red Bull, os melhores na pista. E se calhar alguns até apostavam que Perez fizesse uma gracinha e conseguisse uma pole, esfregando na cara dos apoiantes de "Super Max". Mas o neerlandês não deu chances a ninguém: 1.23,988. Vettel tentava entrar na pista antes dos outros, para ter a pista limpa e uma boa volta, e conseguiu o sétimo melhor tempo. Entrou nas boxes e assistiu à parte final.
Primeiro, era Leclerc, que fizera o melhor tempo, mas Sergio Perez estabeleceu 1.24,052 e eles monopolizaram a primeira linha da grelha. Mas a Ferrari monopolizava a segunda e relegava os Mercedes para a terceira. Norris era o melhor do resto
“Tivemos altos e baixos. Começou muito bem, mas no Q2 foi um pouco confuso, não sei bem explicar porquê. Com aquele jogo de pneus, não foi possível controlar a aderência, mas ainda bem que no Q3 foi um pouco mais tranquilo”, começou por dizer o bicampeão.
“Estou muito satisfeito, quero vencer a corrida, mas, claro, espero que Checo [Pérez] termine em segundo. É um ótimo começo e espero que seja uma boa batalha amanhã para que, assim, possamos atingir nossos objetivos”, completou.
“Acho que não conseguimos dar aquele passo final no Q3, e a nossa primeira volta também não foi boa, então ficamos um pouco atrás, mas é bom. É bom fechar a primeira fila amanhã, Max também fez um grande trabalho para mim, estávamos muito fortes nesta última volta. Ansioso para amanhã, que é o dia que importa”, declarou Checo, também no final da qualificação.
Claro, esperemos que Max seja mais cooperativo e ajude na luta pelo segundo lugar, contra Leclerc, que larga em terceiro, na frente de Sainz Jr e dos Mercedes. Vettel largará de nono na sua última corrida da carreira.
Em suma, o que não falta são motivos para ver amanhã a corrida.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...