quarta-feira, 1 de março de 2023

Endurance: Isotta mostra o seu carro


Não podendo participar nas 24 horas de Le Mans de 2023, a Isotta-Fraschini não ficou parada mo seu projeto de Endurance, e revelou ontem o seu protótipo para a classe LMH, com vista para correr em 2024. Contudo, o carro poderá até correr mais cedo, depois das 24 horas de Le Mans, em vista à próxima temporada.  

Com Claudio Berro como diretor desportivo da marca, o Tipo 6 LMH Competitzione, desenvolvido em conjunto com a preparadora britânica Vector Sport. Os alemães da HWA serão os responsáveis pelo motor V6 de três litros, Twin Turbo, enquanto a Williams Advanced Engineering fornecerá o sistema híbrido completo. 

Hoje, estamos exatamente onde previmos há quatro meses quando anunciámos que o Isotta Fraschini estaria de volta e que o faria, segundo a tradição, com um carro de corrida. O LMH Tipo 6 Competizione está agora na sua configuração completa e real, e a intenção para a temporada 2023 continua a ser competir no WEC, corrida a corrida, logo que o carro seja homologado pela FIA. Entretanto, estaremos a acumular quilómetros juntamente com a Vector Sport para estarmos prontos o mais depressa possível”, disse Berro.

O primeiro chassis já esteve num dyno 4WD e em testes em túnel de vento, partirá agora para desenvolvimento e testes. Um segundo chassis está a ser construído na sede da Michellotto, mas não se sabe se servirá para o crsh-test da FIA, ou para o moelo de estrada, o Tipo 6S Stradale.

Durante a apresentação, o presidente da Isotta Fraschini Milano, Alessandro Fassina, anunciou também um plano industrial com um investimento de 100 milhões de euros, dos quais quase um terço já foi atribuído. E que até 2026 existirá um hipercarro de dois lugares, esperando construir 30 a 40 unidades por ano.

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