domingo, 11 de junho de 2023

WEC: Portimão é reserva para 2024


Apesar de na sexta-feira, o calendário da Endurance para 2024 ter sido revelado e a pista de Portimão não estar lá presente, o seu diretor, Paulo Pinheiro, falou que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é prova de reserva, caso alguma das pistas no calendário não puder se realizar, num ano em que eles terão oito corridas, um recorde desde o regresso do Mundial de Endurance, em 2014.

Paulo Pinheiro, responsável pela infraestrutura, explicou na transmissão do Eurosport, neste domingo, os motivos da não vinda do campeonato do mundo de Endurance. Interlagos, por exemplo, vai pagar quatro vezes mais do que pagou Portimão para receber a prova. Mas ele afirma que a AIA boas relações com o ACO, que sabe da existência de uma infraestrutura pronta para receber corridas de topo, caso existirem percalços. 

Contudo, algumas destas pistas anunciadas tem contratos de um ano, como Portimão teve, quando recebeu a corrida em abril. 

Porém, o próprio Paulo Pinheiro disse que "Portugal é um país pequeno, com pouca expressão no mercado automóvel e o AIA não tem apoios suficientes para poder pagar os “fees” exigidos para receber as grandes competições." Logo, nunca será um problema de circuitos e da sua qualidade.

Mas o AIA irá receber no final do ano as duas rondas finais da European Le Mans Series (ELMS), a ser escolhido como palco de substituição de Imola, que em 2024 receberá... o Mundial de Enduance.

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