Foi um sábado chuvoso, e antes da qualificação, a pista mantinha-se húmida na altura em que os carros começaram a sair das boxes, com uma mistura de escolha de pneus, com alguns a escolherem pneus macios, outros a escolherem pneus intermédios. No inicio dessa Q1, a maioria dos pilotos elegeu sair com pneus macios, exceto os Ferrari de Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr, o Williams de Logan Sargeant, e os Haas de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, que escolheram os pneus marcados a verde.
E mal deu uma volta, o monegasco pediu à Scuderia para regressar às boxes, no sentido de colocar pneus macios.
Pouco depois, com todos a calçar pneus slicks moles, os tempos começaram a baixar do minutos 34 para o segundo 33, com Max Verstappen a entrar lá, antes de Fernando Alonso fazer um tempo-canhão, chegando ao segundo 31 quando faltavam 12 minutos para o final da Q1.
A seis minutos para o fim, a chuva instalou-se de forma leve na pista, sem que os pilotos sentissem necessidade para trocar de pneus. Verstappen já tinha tirado 11 milésimos ao tempo de Alonso, mas parecia que o tempo não iria melhorar. Três minutos depois, o carro de Kevin Magnussen ficou parado no meio da pista, com a bandeira vermelha a ser mostrada. Sérgio Pérez colocou-se logo na saída da via das boxes, ele que estava em 14º, em em perigo de não passar. Ao mesmo tempo, Max Verstappen preparava-se para se juntar à fila, quando tocou na parede da via das boxes e danificou a asa dianteira.
Com apenas uma volta para marcar tempo... Valtteri Bottas ficou parado na pista mesmo no final da sessão, estragando a volta aos últimos da fila. Numa altura em que Alex Albon tinha ido para o topo da tabela, seguido por Lando Norris.
E se uns conseguiram, outros ficaram com a "fava": eliminados ficaram Sérgio Pérez, Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou, Nyck de Vries e Kevin Magnussen.
A Q2 começava estranho: o sol tinha aparecido e dava uma ajuda para secar a pista. Mais uma vez, criou-se uma fila de monolugares na via da boxes, porque entretanto, tinham sido abisados com mais chuva, apesar de o sol a despontar entre as nuvens.
Alonso foi o primeiro a colocar um tempo na tabela, entrando logo no segundo 30, destronado pouco depois por Lando Norris, seguido de Carlos Sainz, Esteban Ocon, George Russell e Charles Leclerc. Verstappen foi apenas terceiro, atrás de Pierre Gasly, antes do espanhol da Aston Martin ter regressado à pista e melhorado o tempo. Contudo, o mais surpreendente foi o segundo tempo da Alex Albon, cem centésimos atrás dele.
Seguiam-se Leclerc, Norris e Gasly, com Logan Sargeant e Lance Stroll, que tinham feito tempos para assegurar o top 10, virem as suas voltas serem apagadas por excederem os limites de pista.
Na parte final, os McLaren mostraram-se, primeiro com Oscar Piastri, depois Lando Norris, fazendo suar gente como Max e Alonso. Hamilton chegou e tirou 22 centésimos ao McLaren do australiano, mas Norris conseguiu tirar meio segundo ao tempo do seu compatriota, numa sessão que parecia prometer mais surpresas.
E agora, chegamos à Q3.
Com o perigo iminente da chuva, apesar do sol ainda espreitar por entre as nuvens, os pilotos entraram logo na pista. Lewis Hamilton foi o primeiro a sentar-se no primeiro lugar, mas Max Verstappen, que tinha ido para a pista com pneus moles novos, tratou de tirar mais de meio segundo ao tempo do piloto da Mercedes. Oscar Piastri conseguiu o terceiro melhor tempo, na frente dos Ferraris de Leclerc e Sainz.
A três minutos do fim da sessão, os carros regressaram à pista para as últimas tentativas, com Verstappen a ficar para o fim, enquanto os Ferrari e os Mercedes estavam no começo da fila. Leclerc começou o seu derradeiro esforço em primeiro, mas não conseguiu destronar Verstappem com Sainz a ficar em terceiro e Russell em quarto. Verstappen conseguiu melhorar a sua marca, confirmando a pole. A sétima da temporada. Já começa a ser monótono.
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