Segundo conta Richard Millener, da M-Sport, apesar de Tanak ter sido o mais rápido no shakedown, ele reportou problemas dos quais acharam por bem trocar de motor para o resto do rali.
“Não sabemos exatamente, mas o que sabemos é que se trata de um problema de motor bastante significativo, pelo que não temos outra opção senão mudar o motor”, confirmou Richard Millener, diretor da equipa M-Sport, citado pelo site Dirtfish.
“Significa que vamos ter uma penalização antes de começarmos o rali, por isso é um início realmente frustrante e, possivelmente, o pior começo que poderíamos ter, mas tudo bem, é a situação em que nos encontramos. Os regulamentos impõem uma penalização de cinco minutos, o que nos vai colocar em grande desvantagem desde o início”, acrescentou.
"Temos de nos concentrar, não há nada que possamos mudar em relação ao que aconteceu. Temos de nos concentrar em tentar encontrar uma forma de recuperar o máximo possível. Será obviamente muito difícil, mas não podemos mudar a situação. Este é, possivelmente, o pior rali em que isto poderia ter acontecido, com todo o apoio dos seus adeptos, por isso só podemos pedir-lhes desculpa. Eles vão continuar a apoiar o Ott e esperamos fazer o melhor rali possível num conjunto de circunstâncias muito difíceis.”, concluiu.
De facto, Tanak, que é atualmente o quarto classificado do mundial, com 98 pontos, e a dois do segundo, o galês Elfyn Evans, viu as suas aspirações ao pódio e à vitória cortadas... precisamente no seu rali caseiro, onde triunfou em 2020. Assim sendo, os Toyota são ainda mais favoritos à vitória final e acrescentar ainda mais distância para a concorrência, sobretudo Kalle Rovanpera, o primeiro, com 140 pontos.
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