segunda-feira, 7 de agosto de 2023

No Nobres do Grid deste Agosto...


Anos depois, Jackie Stewart descreveu o que tinha sido aquela corrida:

"A chuva era incrível - não se via nada! Não via os meus pontos de referência para as travagens, nem o carro à minha frente (...) nem queria pensar o que acontecia atrás de mim. O circuito é estreito e mesmo com boa visibilidade é difícil ver onde estamos.(...)"

"Depois [de chegar à liderança] foi andar o mais depressa possível. Duas voltas depois tinha uma vantagem de 34 segundos e continuei a aumentá-la, sempre com o cuidado de não pisar qualquer poça. A três voltas do fim, a chuva aumentou. Havia rios cruzando a pista. Perto do Karrussel, o carro fugiu, o motor morreu, derrapei em direção a um comissário, ao lado de uma árvore. Quando ele saltou para um lado, vi que o ia atropelar, mas aí os pneus aderiram e retomei o controlo do carro. Quando Graham Hill chegou a esse local, saiu de pista, mas o comissário tinha mudado de local..."

"(...) Foi uma vitória esfuziante para mim, mas fiquei ainda mais feliz por acabar a corrida. Esta foi talvez a maior ambição quanto a ganhar em circuito. Aquela corrida jamais deveria ter sido realizada e tê-la ganho com tal vantagem deu-me credibilidade sempre que pedia algo a favor da segurança".

Há precisamente 55 anos, chovia imenso no Inferno Verde de Nurburgring Nordschleife. Em condições de visibilidade muito perto do limite, máquinas e pilotos enfrentavam o tempo, ainda por cima, no dia que menos queriam: o dia 7 porque nos quatro meses anteriores, um piloto morria. Tanto que quando Stewart ganhou-a, a primeira pergunta que fez ao Ken Tyrrell foi saber quantos tinham morrido naquela corrida. Quando respondeu negativamente, sabia que tinha sobrevivido, não só a uma tempestade, como assistido a um milagre automobilístico. 

E a partir dali, começou a falar mais alto e mais forte em relação à segurança dos carros, pilotos e sobretudo, circuitos. Em 2007, quando publicou a sua autobiografia, contou que tinha sido a sua melhor corrida da sua carreira.  

Tudo isto pode ler, este mês de agosto, no site Nobres do Grid

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...