quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Endurance: Equipas saúdam entrada da Aston Martin na Hypercar


A chegada da Aston Martin na Endurance foi acolhida de braços abertos pelas restantes equipas, ao contrário do que aconteceu na Formula 1. A chegada da marca britânica à classe Hypercar em 2025 foi acolhida de modo positivo por gente como a Honda e a Porsche, marcas que tem carros quer no WEC, quer na IMSA.

Estou muito entusiasmado”, começou por afirmar o presidente de Desenvolvimento de Desempenho da Honda, David Salters. “Quanto mais melhor. Novamente, é entretenimento. Estamos aqui para promover nossas marcas e desenvolver nossos engenheiros e, o mais importante, entreter os fãs que vêm e têm algo emocionante de assistir. Então eu acho que mais carros, ou mais fabricantes de alto nível definitivamente ajudam nisso. Estou muito emocionado em ver esse anúncio e ver a participação da Lamborghini a partir do próximo ano”, enfatizou.

Salters disse que a convergência nas regras entre o WEC e a IMSA ajudou muito na concretização deste objetivo. 

Foi por isso que todos nós nos sentamos em reuniões durante vários anos e tentamos fazer com que isso acontecesse. Acho que estão caminhando na direção certa. Então, sim, acho que é exatamente isso que estamos procurando.”, concluiu.

Urs Kuratle, diretor de fábrica da Porsche LMDh, destacou que existem “questões ainda a ser respondidas” em relação ao equilíbrio exato entre LMDh e LMH antes da chegada do modelo Valkyrie.

Como David disse, quanto mais fabricantes, melhor. É porque estamos fazendo isso pelos fãs e pelo espetáculo”, disse Kuratle. “Uma coisa que precisa ser esclarecida, mas sei que as pessoas estão a trabalhar nisso, é a convergência entre os LMH e LMDh. Nesta área, há muitas questões que ainda precisam ser respondidas. Mas, como eu disse, as pessoas estão a trabalhar nisso e estão confiantes em encontrar uma solução.

Para Mark Stielow, diretor de engenharia de competição da General Motors (GM), este anuncio faz-lhe lembrar a época de ouro da GTP, nos anos 80 e inicio dos 90 do século passado. 

Tive a sorte de estar na classe GTP naquela época no início da minha carreira”, disse Stielow. “Agora, a excitação com a chegada de mais fabricantes e observar as coisas através das pessoas na imprensa, como se todos estivessem entusiasmados com isso”, continuou. 

Eles querem ver os carros novos. Eles querem nos ver, os fabricantes a chegar, competir uns com os outros, correndo todas as semanas. E as corridas são ótimas. Os carros estão provando ser duráveis ​​e muito competitivos entre si. Portanto, são corridas muito emocionantes. É um apogeu agora. É um momento divertido para estar novamente nas corridas de endurance”, conclui. 

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