E ainda existia uma pressão adicional: os mexicanos queriam que a Red Bull desse tudo a Sérgio Pérez, apesar de ele não ter dado alguma coisa à equipa, especialmente depois do inicio da temporada. Por causa disso, as bancadas estavam cheias, e esperando que Max não tivesse a sorte das outras corridas. Apesar da atmosfera festiva porque o Dia de los Muertos... é já ali na esquina.
A qualificação começou com céu azul e temperaturas agradáveis neste outono mexicano, numa das maiores cidades do mundo. Depois dos primeiros milhos para os pardais, os Red Bull ficaram com os melhores tempos, primeiro Max, com 1.18,099, quase meio segundo que Checo Pérez. Hamilton é o terceiro, a 578 centésimos.
A certa altura, Ricciardo conseguiu um surpreendente segundo melhor tempo, a 242 centésimos atrás de Max, enquanto em contraste, os McLaren estavam no fundo da grelha. E isso começou a causar sarilhos.
No final da sessão, Alonso fez um pião na curva 3, a as bandeiras amarelas foram mostradas. E isso aconteceu precisamente na altura em que Norris ia fazer a sua volta, mas por causa disso e do trânsito - todos queriam uma pista limpa para a sua volta rápida - acabou por ter de abortar. Por causa disso, Norris fazia companhia ao Alpine de Esteban Ocon, o Williams de Logan Saegent, o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda - tinha trocado de unidade de potência, e largaria do fundo, independentemente do resultado - e do Haas de Kevin Magnussen, nos que ficavam para trás na Q1.
A parte final foi surpreendente, quando Lewis Hamilton conseguiu um tempo superior a de Max, passando para a fase seguinte, com um Daniel Ricciardo a conseguir o terceiro posto e uma inédita passagem para a Q3 nesta temporada. Em contraste, o Williams de Albon - tinha entrado mas o tempo foi anulado por causa de ele ter passado a curva 3 fora da rota combinada - o Alpine de Gasly, os Aston Martin de Alonso e Stroll e o Haas de Nico Hulkenberg, estavam de fora.
E agora, a Q3. Os espectadores começaram a ficar excitados com a saída de Sérgio Pérez das boxes e tentar um tempo na frente. Os Red Bull foram os primeiros a marcar tempo, com Max a faxer 1.17,276, seguido por Checo, com 1.17,788, antes de Ricciardo, primeiro, e os Ferrari depois, os baterem, com Leclerc a conseguir 1.17,166.
A parte final assistiu-se à tentativa de reação da Red Bull, mas ambos perderam tempo na parte final e não conseguiram melhorar para os desalojar. Mercedes também tentou, mas o melhor que Hamilton conseguiu foi sexto.
Veremos como será amanhã, na corrida. Toda a gente ainda tem fresca na memória os eventos de Austin...
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