sábado, 7 de outubro de 2023

Noticias: FIA obriga a paragens adicionais no GP do Qatar


A FIA decidiu este sábado que as equipas irão fazer três paragens na corrida de domingo, por causa de um problema detetado durante esta sexta-feira com a realização dos treinos. Aparentemente, segundo o comunicado da FIA, após 20 voltas, apareceram nos pneus Pirelli algo que foi afirmado como “uma separação na parede lateral entre o composto de cobertura e os cordões da carcaça” em muitos dos exemplares verificados.

Na opinião da FIA e da Pirelli, um número significativo de voltas adicionais com estes pneus poderia resultar em danos circunferenciais nos pneus, com a subsequente perda de ar, e os pneus analisados com números de voltas mais baixos mostraram uma extensão muito menor do problema”, garante a entidade federativa.

Por causa disso, por agora, os os limites da pista nas curvas 12-13 serão revistos e haverá uma sessão com duração de 10 minutos, após a revisão desses limites, para que os pilotos pudessem adaptar à alterações, atrasando o Sprint Shootout em meia hora.

Contudo, a FIA avisa: “No caso do problema continuar a ser evidente, iremos emitir a seguinte diretiva para o Grande Prémio de domingo, por motivos de segurança: o parâmetro de vida útil dos pneus não deve exceder 20 para os pneus novos utilizados na corrida. Este número aumentará para 22 para quaisquer pneus usados utilizados na corrida, para ter em conta as voltas de entrada e saída na qualificação. Todos os pilotos serão obrigados a efetuar pelo menos três paragens para mudança de pneus durante a corrida”. 

A FIA quer evitar os eventos do GP da Grã-Bretanha de 2013, onde a excessiva degradação dos pneus devido à fragilidade dos Pirelli naquela corrida fez com que tivesse havido muitos rebentamentos de pneus e perturbado fortemente a competição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...