domingo, 26 de novembro de 2023

Formula 1 2023 - Ronda 22, Abu Dhabi (Qualificação)


E depois de uma longa temporada pelos quatro cantos do mundo, o final de uma história saia há muito acontecia num lugar onde o dinheiro comprou perante a tradição. Uma corrida num destino exótico seria melhor que numa pista onde poucos agradam, apesar de algumas modificações na pista, para que tivesse mais retas e poucas chicanes. 

E claro, desde há muito que se cumpre calendário, e tirando Las Vegas, as coisas estão a ser levadas com muito mais descontração. Ao ponto de darem o primeiro treino livre a pilotos de testes e de desenvolvimento e alguns dos que andam na Formula 3 e Formula 2, e mesmo gente como Pato O'Ward, piloto da IndyCar e decidiu ter uma chance de experimentar um Formula 1. Um McLaren, mas um Formula 1.

Abu Dhabi, apesar de ser uma corrida noturna, arranja sempre maneira de ser diferente. E como as coisas acontecem depois do lusco-fusco, com o por do sol, a ação aconteceu nessa altura. 

Com a luz verde, as coisas não arrancaram logo, apesar de um tempo agradável. Tiveram de demorar cerca de quatro minutos até que o primeiro carro arrancou. Logan Sargent marcou o seu primeiro tempo antes de ter sido apagado por causa dos limites da pista, que passou. Mas começou a marcar o primeiro tempo digno desse registo, com 1.24,160, seguido por Norris e Leclerc. E no meio disto, outros pilotos tiveram voltas apagadas: Guanyu Zhou, do seu Sauber-Alfa, e Nico Hülkenberg, no seu Haas F1.

Na parte final, os Williams tentaram fintar as coisas e meteram os seus carros antes dos outros. Estavam na frente mas Sargent... tinha mais uma volta apagada. O tempo de Ma não foi batido até à bandeira de xadrez, com um segundo posto para Sérgio Pérez. Mas para os qua saíam a "fava", para além de Sargent, calhou a... Carlos Sainz Jr, que prejudicado pelo tráfego, não conseguiu um bom tempo.  Kevin Magnussen, no seu Haas e os Sauber-Alfa de Valtteri Bottas e Guanyou Zhou completaram os eliminados.

Pouco depois, era a altura da Q2, já com a noite a cercar a paisagem.


Max foi dos primeiros a sair e marcou passo, com 1.23,740, com Lando Norris a 180 centésimos. Pérez e Piastri ficaram logo atrás, nesta primeira tentativa de marcar um tempo para entrar no "top ten". E essa chance iria acontecer na parte final, quando a temperatura arrefeceu no asfalto e permitiu mehorar a eficácia dos pneus. E o tempos, claro, começaram a baixar. 

Mas nem todos. Se Max até conseguiu manter o tempo e claro, o primeiro lugar, gente como Lewis Hamilton lutava para conseguir um lugar nos 10 primeiros. Quando marcou o tempo, estava no limite, e acabou por ser eliminado por... George Russell. o britânico queixava-se de que o carro deveria ter algo a não funcionar bem, mas o facto era que tinha o pior dos tempos: o 11º posto. 

E na companha de Hamilton, Esteban Ocon (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin), Alex Albon (Williams) e Daniel Ricciardo (Alpha Tauri) eram os outros eliminados.  

E assim, chegamos à Q3, a última fase da qualificação da temporada. E foi interessante.


Primeiro, os pilotos andavam de moles. Mas se o neerlandês andava com novos, os outros tinham de andar de usados, para guardar um jogo novo para a corrida. E claro, aproveitou: 1.23,445, com Norris a 371 centésimos, Piastri e Pérez. Parecia ser um duielo entre Red Bull e McLaren. Mas muita coisa ainda poderia acontecer. 

Para a parte final, alguns pilotos melhoraram. Leclerc fez 1.23,584, mas insuficiente para desalojar o neerlandês, mas colocou Piastri em terceiro, melhorando o seu tempo, com 1.23,782, seis milésimos melhor que George Russell. Yuki Tsunoda conseguiu o sexto melhor tempo no seu Alpha Tauri, na frente de Nico Hulkenberg, oitavo a 663 centésimos.   

No final, Max disse de sua justiça: “Foi muito estranho”, admitiu Verstappen. “O fim de semana tem sido sofrido, mas definitivamente conseguimos melhorar o carro para a qualificação. Tudo pareceu melhor dessa vez. Conseguimos, enfim, acelerar mais. É claro, fico muito feliz por estar na pole-position”, celebrou.

No final, a pole de Max assentou que nem uma luva. Afinal, alamos do dominador da Formula 1 ao longo da temporada, e estas 15 poles do piloto neerlandês não são mais que o espelho aquilo que é capaz. E se calhar, amanhã será um pouco mais do mesmo. Mas mesmo assim não deixamos de assistir.

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