sábado, 9 de dezembro de 2023

WRC: Rovanpera quer andar de GT em 2024


Kalle Rovanpera já disse que só quererá fazer alguns ralis em 2024, num carro partilhado por Sebastien Ogier, mas para além disso, o piloto finlandês deseja fazer drift e GT's. Admirador de todo o desporto motorizado, afirmou no seu anúncio no mês passado que pretende competir em eventos fora dos ralis no próximo ano.

Falando ontem na conferência de imprensa da Cerimónia de Entrega de Prémios da FIA, em Baku, Rovanpera afirmou que pretende testar um carro de GT no próximo ano e quiçá... vir a correr mesmo. "Na verdade, agora estamos a planear [o que fazer fora dos ralis], e pelo menos, esperamos fazer alguns testes em carros GT e, se tudo correr bem, por que não [participar numa] corrida também", disse o piloto de 23 anos, bicampeão do mundo de ralis. 

Rovanpera não disse exatamente que carro iria testar, mas a Toyota, através da Lexus, estará presente em 2024 na categoria LMGT3 do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC), isto enquanto desenvolve o seu novo GT3, que está na fase de testes. A marca nipónica também está envolvida oficialmente no Super GT japonês, onde tem carros nas categorias GT500 e GT300.

A acontecer, o finlandês será o mais recente dos pilotos de ralis que tentou a sua sorte em pista. O que tem melhores resultados foi Sebastien Loeb, que em 2006 foi segundo classificado nas 24 Horas de Le Mans, mas Sebastien Ogier, que irá partilhar o Yaris WRC em 2024, participou numa campanha parcial aos comandos de um protótipo LMP2 na temporada de 2022.

Outros pilotos de ralis que fizeram passagens pela pista foram Markku Alen, correu na endurance em 1980 com a Lancia, e também nas 24 Horas de Le Mans; Walter Rohrl, que nos anos 70 andou também na Endurance, e na década seguinte, no IMSA GTO, e por duas vezes, nas 24 Horas de Le Mans.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...