segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Apresentações 2024 (1): O Williams FW46


O FW46 foi apresentado esta tarde em Nova Iorque. E se o chassis poderá ser um pouco o desenvolvimento do carro anterior, e o "lineup" de pilotos é a mesma - o americano Logan Sargent e o anglo-tailandês Alexander Albon - em termos de pintura externa, a grande novidade é a chegada da Komatsu, a gigante japonesa de maquinaria que patrocinou a Lotus entre 1992 e 94. 

Para além disso, a marca forneceu componentes da caixa de velocidades à Williams nas décadas de 1980 e 1990, incluindo durante as suas campanhas de 1996 e 1997, quando conquistou todos os títulos em disputa.

Quanto aos motores, continuarão a ser os Mercedes. Aliás, há umas semanas, ambas as partes anunciaram que continuarão o acordo a partir de 2026, quando mudarem os regulamentos.

James Wolves, o diretor desportivo da marca, falou do que é este chassis e quais são os objetivos para 2024. 

Desde que vim para a Williams, há um ano, tenho visto essa equipa sempre junta para superar uma série de desafios e, assim, garantir o sétimo lugar no Mundial de Construtores, o que foi um belo feito de todos os envolvidos. Nós mostramos ao mundo que estamos a construir para avançar no futuro”.


Alex Albon, afirmou que espera uma evolução do chassis e da equipa para 2024, ele que conseguiu 27 dos 28 pontos da Williams na temporada de 2023.

Saímos de um ano muito positivo, e esperamos continuar nosso progresso em 2024, trabalhando duro para dar alguns bons passos adiante em termos de performance. Pedimos muito para a equipa e para o pessoal da fábrica colocar o carro onde ele precisa estar. Também mudamos um pouco a filosofia do carro. Será necessário um ajuste no estilo de guiar o carro, mas estou confiante de que será uma mudança para melhor”, comentou o anglo-tailandês.

Já Logan Sargent espera que a sua segunda temporada na Formula 1 seja o corolário de uma evolução que afirma ter tido na parte final do campeonato passado. 

Tive um período produtivo depois do fim da temporada passada e me preparei bem física e mentalmente para o ano que vem pela frente. Tive o tempo para refletir sobre meu ano de estreia, tomei para mim muitas lições, ganhei experiência. Sei minhas metas para 2024, espero contribuir para o sucesso da equipa”, declarou Logan.


O FW46 entrará para a pista a 20 de fevereiro no Bahrein, para os testes da pré-temporada.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...