Com seis especiais neste sábado, passagens duplas por Soysambu, Elmenteita e Sleeping Warrior, o dia começou com Takamoto a ganhar, batendo Esapekka Lappi por 0,2 segundos e Kalle Rovanpera por 5,2. Na especial, Gregoire Munster teve a sua suspensão quebrada, enquanto Evans sofreu um furo e perdeu um minuto e 50 segundos.
Neuville ganhou em Elmenteita, com uma vantagem de 5,2 segundos sobre Lappi e 7,1 sobre Rovanpera. Tanak tinha problemas com o intercomunicador - e falava por sinais com o seu navegador, Martin Jarveoja - enquanto Rovanpera tinha tudo controlado. No final da manhã, o finlandês ganha na primeira passagem por Sleeping Warrior, com 24,8 segundos de vantagem sobre Neuville e 51,9 sobre Evans, que furou. Neuville teve problemas com o sistema híbrido, mas isso não o impediu de ser segundo nesta geral, Takamoto também furou, e o finlandês, apesar da vitória e do alargar do avanço sobre a concorrência, dava-se por ser um felizardo.
"É em situações como essa que você pode perder tempo apenas por dirigir limpo. Foi uma etapa incrivelmente complicada. Senti que cuidei dos pneus e não forcei muito quando pude.", comentou.
Takamoto venceu na segunda passagem por Soysambu, 2,6 segundos na frente de Evans e 2,7 sobre Rovanpera. Neuville perdeu muito tempo por causa de problemas na bomba de combustível do seu carro, no qual tentou acabar a especial com o seu sistema elétrico. Evans ganhou na segunda passagem por Elementitia, um segundo sobre Tanak e 2,9 sobre Formaux, com Rovanpera a perder 8,6 segundos.
No final do dia, apesar de ter sido Tanak a levar a melhor na segunda passagem por Sleeping Warrior, dez segundos na frente de Takamoto e 18,8 sobre Rovanpera, era o finlandês que tinha o rali controlado, e se tudo correr bem, triunfará no rali. Houve muitos furos: Formaux e Evans foram alguns dos azarados.
"A liderança agora é muito boa, então tomamos isso com cuidado. Não é tão agradável quando você tem uma grande vantagem e esta etapa onde você contorna todas as pedras. Também não tínhamos [sistema] híbrido. Amanhã também será um dia difícil.", afirmou.
Depois dos cinco primeiros, Gus Greensmith é o sexto, a 15.02,0, e o melhor dos Rally2, no seu Skoda, seguido por Oliver Solberg, a 16.57,0, também num Skoda Fabia Rally2. Kajetan Kajetanowicz é oitavo, a 21.15,7, e a fechar o "top ten" estão o Ford Puma de Jourdan Sereridis, a 21.56,4 e o Hyundai de Ott Tanak, a 21.58,1.
O Safari termina amanhã.
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