domingo, 31 de março de 2024

WRC 2024 - Rali Safari (Final)


Kalle Rovanpera conseguiu levar o seu carro até ao fim e subiu ao lugar mais alto do pódio como vencedor. O piloto da Toyota, que este ano, faz uma temporada a "part-time", conseguiu a sua primeira vitória da temporada, com uma vantagem de 1.37,8 minutos sobre Takamoto Katsuta, noutro Toyota, que repete o seu melhor lugar de sempre - sempre andou muito bem em paragens quenianas - enquanto Adrian Formaux repetiu o seu terceiro lugar, no seu Ford. 

Com seis especiais neste domingo, passagens duplas por Malewa, Oserian e Hell's Gate, o piloto finlandês partia com mais de dois minutos e 10 segundos de vantagem sobre Takamoto. Assim sendo, foi Thierry Neuville que fez as honras da casa, ganhando na primeira passagem por Malewa, 4,7 segundos sobre Tanak e 9,7 sobre Esapekka Lappi, mesmo com este a sofrer um furo, ao ponto do pneu se ter rasgado.

Evans ganhou na primeira passagem por Oserian, 3,2 segundos sobre Tanak e 5,5 sobre Neuville, e repetiu o feito depois, em Hell's Gate, ganhando 2,4 segundos a Ott Tanak e 3,4 sobre Takamoto Katsuta. Lappi teve problemas com a transmissão, enquanto Neuville tinha a suspensão partida por causa de pedras na estrada. 

E claro, reclamou: "Pedras soltas! Não sei de onde vieram, duas! Tive que diminuir a velocidade para voltar a ter o carro sob controle!

Aliás, todos se queixaram das pedras que encontraram pelo caminho.


Na segunda parte da etapa, Neuville partiu ao ataque, ganhando na segunda passagem por Malewa, com uma vantagem de 1,1 segundos sobre Tanak e 4,9 sobre Lappi, enquanto em Oserian, era a altura de Tanak ganhar, numa tripla Hyundai, com 4,3 segundos sobre Neuwille e 8,5 sobe Lappi.

Por fim, na Power Stage, os Hyundais aceleraram: Neuville foi o melhor, 0,5 segundos na frente de Tanak e dois segundos sobre Lappi, com Rovanpera em quarto, a 2,3. 

"Eu tentei. Nunca sei de onde vem o espírito de 'nunca desistir', mas existe. Temos que estar satisfeitos com o desempenho, vamos ver como são os pontos.", afirmou o belga, no final da Power Stage.

No final, depois dos três primeiros, Evans foi o quarto, a 4.20,2, muito longe de Thierry Neuville, a 10.37,5. Gus Greensmith foi sexto e o melhor dos Rally2, com o seu Skoda Fabia Rally2, a 18.05,4, na frente de Oliwer Solberg, a 19.28,5. Ott Tanak foi oitawo, a 21.02,0, e a fechar o "top ten" ficaram o Ford de Jourdan Serderidis, a 26.13,3 e o Skoda de Kajetan Kajetanowicz, a 26.34,4.

No campeonato, Neuville tem 67 pontos, mais seis que Elfyn Evans, enquanto Formaux é terceiro, com 46. 

O campeonato continua dentro de duas semanas, com o rali da Croácia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...