sábado, 6 de abril de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 4, Japão (Qualificação)


De uma certa forma, acho que Japão em abril será o mais indicado. Ver as cerejeiras em flor - as sakuras, na língua local - numa das mais belas alturas do ano, seria ouro sobre azul, e é bem melhor do que ir lá no outono, em plena temporada de tufões, onde os riscos de apanhar um pelo caminho são bem grandes. 

Contudo, quem chegasse ali na sexta-feira, iria pensar numa enorme ironia. Se a ideia de mudar o calendário era para escapar da chuva, naquele dia choveu o suficiente para que os pilotos mantivessem os carros na garagem para não o estragar. Mas claro, isso não arrefeceu o entusiasmo dos locais, que adoram a Formula 1 e querem mostrar esse entusiasmo das melhores maneiras possíveis. Especialmente num fim de semana depois de Max Verstappen não ter acabado uma corrida e a Ferrari aproveitou da melhor maneira possível. 

E ainda por cima, para Charles Leclerc, é um fim de semana emocional: no outono fará 10 anos que o seu padrinho, Jules Bianchi, sofreu o seu acidente mortal. E o seu capacete do fim de semana é um tributo a ele, que não teve a chance que agora aproveita. 


Com o tempo nublado, a qualificação começou com os carros da Haas a serem os primeiros. E claro, foi Kevin Magnussen a marcar um tempo: 1.31,203. Demorou algum tempo até que entre os da frente, começassem a marcar tempos, e o primeiro foi Sérgio Pérez, seguido por Max Verstappen, e os REd Bull ficaram no topo da tabela de tempos, um sinal das coisas que estavam a vir.  Fernando Alonso colocou-se, pouco depois, no segundo posto, a 388 centésimos do neerlandês da Red Bull.

O último minuto antes da bandeira de xadrez foi aflitivo. Esteban Ocon fez uma boa volta e terminou no 14º posto, enquanto Pierre Gasly ficou em posição de eliminação, no 17º lugar, atrás de Lance Stroll, a maior surpresa - negativa - desta Q1.

E no final, adivinhava-se os que ficaram pelo caminho: além do Aston Martin de Lance Stroll, estavam o Williams de Logan Sargent, o Haas de Kevin Magnussen, o Alpine de Pierre Gasly e o Sauber de Zhou Guanyou.


A Q2 começou com os pilotos a manterem os pneus moles, mais eficazes com a temperatura baixa do asfalto. Cedo se mostrou que os Red Bull andavam muito competitivos, apesar das réplicas da Ferrari e da McLaren, especialmente Lando Norris. Mas colocou 1.28,740, seguido por Checo Pérez, com 1.28,752.  Lando Norris, Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr estavam atrás, mas pareciam não apanhar os carros de Milton Keynes.  Em contraste, Alexander Albon não realizou qualquer tentativa na primeira metade do Q2, acabando por ser dos primeiros candidatos a eliminação.

A parte final viu Lewis Hamilton a conseguir o terceiro melhor tempo, a 147 centésimos dos carros da Red Bull, com o resto do pelotão a tentar entrar nas vagas existentes para a fase final. 

Entre os que não seguiram em frente, algumas surpresas, como sempre: o Alpine de Estebn Ocon, o Williams de Alexander Albon, o Sauber de Valtteri Bottas, o Haas de Nico Hulkenberg e o Racing Bulls de Daniel Ricciardo, que foi superado... pelo seu companheiro de equipa, Yuki Tsunoda. 

E assim passamos à fase final, a Q3, com os últimos 10 carros da grelha, os mais rápidos.

Essa qualificação começou com os Mercedes a serem o primeiros a marcar tempo, nomeadamente Hamilton, com 1.28,766 depois Russell. Mas Max vinha logo atrás e marcou 1.28,240, ficando com o primeiro lugar. Parecia que iria ser mais do mesmo... porque Pérez ficou com o segundo tempo, 1.28,605. Depois, os Ferrari marcaram bons tempos, primeiro Sainz Jr com 1.28,682, depois Leclerc com 1.28,786, apenas sétimo classificado. Mas o melhor do que os Ferrari foi o McLaren de Lando Norris, que marcou 1.28,489 e ficou com o segundo melhor tempo provisório. 

Na parte final, os pilotos regressaram para a sua derradeira tentativa. Pérez fez 1.28,263, bem perto de Max - 23 centésimos - instantes antes do nerlandês melhorar, com 1.28,197. Alonso melhora, ficando na quinta posição provisória, mas mais ninguém melhorou nesta parte final.


Assim sendo, mais um monopólio dos Red Bull na primeira fila da grelha, e provavelmente, uma corrida onde poderá não ser emocionante. A não ser que o tempo ajude, e isso, nem sei... 

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