No comunicado oficial da marca, esta agradece os serviços do engenheiro que esteve na marca dos energéticos desde 2006. “O chefe de engenharia retira-se das funções do projeto na F1 para se concentrar exclusivamente no último patamar de desenvolvimento e na realização do tão esperado RB17”, afirmou a equipa.
Também no comunicado oficial, o próprio Newey afirma que não se reformará das suas funções de projetista. “Desde a infância, o meu sonho foi moldar carros velozes. Tive o privilégio de transformar esse sonho em realidade na Formula 1, contribuindo significativamente para o sucesso da Red Bull Racing ao longo dos anos. Por quase duas décadas, foi uma grande honra ter desempenhado um papel fundamental no progresso da Red Bull, que foi de novata a equipa vencedora, com vários títulos””, começou por afirmar.
“Sinto que é tempo de procurar novos horizontes e permitir que outros assumam o leme. No entanto, até lá, o meu foco permanecerá na conclusão do RB17. Gostaria de agradecer às muitas pessoas incríveis com quem trabalhei na Red Bull em nossa jornada nos últimos 18 anos por seu talento, dedicação e trabalho duro. Foi um verdadeiro privilégio e estou confiante de que a equipa de engenharia está bem preparada para o trabalho de evolução final do carro no período de quatro anos deste regulamento”, concluiu.
Christian Horner aproveitou a ocasião para agradecer a Newey pelo seu contributo na Red Bull.
“Todos os nossos melhores momentos dos últimos 20 anos vieram com a mão de Adrian na parte técnica, com visão e brilhantismo que nos ajudaram a conquistar 13 títulos em 20 temporadas”, começou por afirmar. “A excepcional capacidade de conceituar além da Formula 1 e trazer inspiração mais ampla para o design dos carros, o notável talento para abraçar mudanças e encontrar as áreas mais gratificantes das regras para se concentrar e a vontade incansável de vencer ajudaram a Red Bull para se tornar uma força maior do que acho que Dietrich Mateschitz poderia ter imaginado”, continuou.
“Os últimos 19 anos foram muito divertidos. Para mim, quando Adrian chegou à Red Bull, já era um designer consolidado. Duas décadas e 13 campeonatos depois, sai como uma verdadeira lenda. Ele também é meu amigo e alguém a quem serei eternamente grato por tudo que trouxe para nossa parceria. O legado que ele deixa ecoará pelos corredores de Milton Keynes e o RB17 será um testemunho e legado adequado ao seu tempo connosco”, concluiu.
Quanto ao seu futuro, especula-se sobre possíveis destinos, com a Ferrari e a Aston Martin. Fontes afirmam que uma das marcas já acionou a clausula dos 40 milhões de libras que tem na clausula de rescisão para poder se libertar mais cedo da Red Bull e evitar o "gardening leave", ou seja, o período de pausa para poder trabalhar uma outra equipa. A ideia seria trabalhar já em 2025 para o carro de 2026, altura em que entram os novos regulamentos na construção dos bólidos.
A Formula 1 continua esta semana com a quinta corrida do campeonato, nas ruas de Miami, no estado americano da Florida.
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