sexta-feira, 10 de maio de 2024

WRC 2024 - Rali de Portugal (Dia 1)


Contado, poucos acreditariam, mas no final do primeiro dia os sete primeiros classificados estão separados por meros... 31,8 segundos. E entre os dois primeiros, Kalle Rovanpera e Sebastien Ogier, estão apenas... por um segundo, com o terceiro, Takamoto Katsuta, a 4,7 segundos, numa tripla da Toyota... com os Hyundai à espreita! 

Em suma, o primeiro dia do rali de Portugal está a ser muito bom. Para os adeptos e fãs, mas duro para os pilotos.

O dia de sexta-feira começou... na tarde de quinta-feira, quando os pilotos correram na Figueira da Foz, em asfalto, na super-especial desenhada no centro da cidade. Ali, o melhor foi Thierry Neuville, o dia de hoje tinha oito especiais, com passagens duplas por Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. 


O dia começou com... confusão. Apesar de Katsuta Takamoto ter sido o melhor, 1,2 segundos na frente de Thierry Neuville, com Ott Tanak em terceiro, a 2,1, e Elfyn Evans a 3,9, a especial ficou marcada pela sua neutralização, na sequência do acidente de Pépe Lopez, que deixou fugir a traseira do Ford numa direita, bateu e capotou. A dupla ficou bem, mas Gus Greensmith, que vinha logo a seguir, foi alertado pela polícia que se passava, e terá mesmo parado. 

Pouco depois do acidente de Lopez, o japonês Yuki Yamamoto, no seu Toyota Yaris Rally2, sofreu também um acidente e a especial foi neutralizada.

Dani Sordo triunfou na terceira especial, 3,2 segundos na frente de Kalle Rovanpera e 4,2 sobre Ott Tanak. O espanhol continuou a ganhar na primeira passagem por Góis, ganhando 1,8 segundos sobre o finlandês e 2,1 sobre Adrien Formaux, e no final da manhã foi Thierry Neuville o melhor na primeira passagem por Arganil, 2,2 segundos mais rápido que Rovanpera e 2,3 sobre Takamoto Katsuta, que manteve a liderança, agora com 2,9 segundos sobre Neuville e 3,3 sobre Rovanpera.

É bom terminar a especial, para todos vai ser muito difícil, mas temos que continuar pressionando, então veremos. Faltava um pouco de confiança para poder forçar mais, mas estava fazer tanta bagunça, que decidi não mudar muito.", afirmou o japonês, na final da especial.

A grande novidade da especial de Arganil foi o capotamento de Teemu Suninen, que acabou por desistir no seu Hyundai i20 Rally2.


A tarde começou com a segunda passagem pelas classificativas da manhã, com Ogier a ganhar, 1,1 segundos na frente de Kalle Rovanpera, 2,2 sobre Dani Sordo e 3,5 sobre Ott Tanak. Takamoto perdeu 4,5 segundos, suficiente para ser ultrapassado pelo finlandês na geral. Sordo ganhou na segunda passagem por Góis, 1,1 segundos na frente de Ogier e 2,5 sobre Rovanpera. Elfyn Evans sofre um furo, perde 52,2 segundos e cai para o oitavo lugar da geral. 

Rovanpera ganha na segunda passagem por Arganil, 0,1 segundos na frente de Tanak e 0,8 sobre Takamoto, mantendo a liderança mas por muito pouco - um segundo - e o equilibro atrás dele era enorme: até ao sétimo, 25,1 segundos os separam. 

No final do dia, na segunda passagem por Mortágua, Ogier acaba por triunfar na especial, com uma vantagem de 3,2 sobre Rovanpera, 4,9 sobre Tanak e 6,9 sobre Takamoto. 

Rovanpera, apesar de manter a liderança afirmou que não poderia fazer mais: "Foi muito divertido o dia todo, infelizmente o ritmo não esteve onde deveria estar. Não pude fazer muito mais, os pneus estão muito gastos. Só é divertido se você estiver na liderança, então veremos amanhã.", afirmou.

Do lado de Ogier, a satisfação de saber que está numa boa posição para o dia seguinte. “Acho bom terminar o dia assim. Temos alguns problemas com o híbrido antes da etapa, felizmente esteve a trabalhar durante a classificativa.

Depois dos três primeiros, quarto é Ott Tanak, a 5,4, quinto é Dani Sordo, a 17.9, seguido por Neuville, a 18,1. Sétimo é Adrien Formaux, no seu Ford, a 31,8 e Elfyn Ewans é oitavo, a 1.43,2. A fechar o "top ten" estão o Ford Puma de Gregoire Munster, a 2.27,3 e o Skoda Fabia Rally2 de Oliver Solberg, a 3.42,1.  

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