domingo, 23 de junho de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 10, Barcelona (Corrida)


Normalmente, uma corrida em Espanha é quase em história. Todas as equipas conhecem o circuito, de uma certa forma, os carros são moldados à volta dele e os pilotos já ficam com uma ideia onde acelerar e travar. As diferenças, aquelas que permitem triunfar perante a concorrência, será, se calhar, o comportamento dos pneus e a sua adaptação ao carro, e as reações rápidas dos pilotos perante as situações que observam na sua frente. Em suma, parece que tudo indica que Max passará Lando Norris, o poleman, na primeira curva, e depois começará a ir embora paulatinamente até ter 20 segundos de vantagem quando cruzar a meta como vencedor. 

Mas nos últimos tempos, temos visto algo diferente. Sim, Max continha a ser o candidato à vitória, mas os McLaren parecem ter acertado a mão em termos de desempenho, e alguém como Lando Norris está a aproveitar muito bem. É a isso que a concorrência está a agarrar, especialmente aqui, em Montmeló, nos arredores de Barcelona.      

Algumas coisas que tinham acontecido antes da corrida: num circuito onde quase 300 mil espectadores apareceram para ver o Grande Prémio de Espanha, Alex Albon partia das boxes com o seu Williams, calçando médios. O único a fazê-lo.

Com as chances de duas paragens, a primeira janela, para quem começa com moles, seria entre a volta 16 e 18. E quase todos andavam com os vermelhos. 


Na partida, Max tentou passar Norris, mas enquanto ambos lutaram entre si num dos lados da pista, do outro, George Russell ia rápido para passar a primeira curva... na primeira posição! Que grande partida do piloto da Mercedes! Lewis Hamilton era quarto, na frente dos Ferrari. Contudo, Max foi apanhar o piloto da Mercedes e com o ativar do DRS, apanhou-o a no final da reta no inicio da terceira volta, Max estava na frente. Atrás, na 11ª posição e atrás do Haas de Nico Hulkenberg, estava o Red Bull de Sérgio Pérez

Com o passar das voltas, o Red Bull do piloto neerlandês começou lentamente a afastar-se, ficando com cerca de 2,5 segundos no final da décima passagem pela meta. Norris aproximava-se de Russell, sem efeito, e atrás, Kevin Magnussen foi o primeiro a parar nas boxes para colocar médios. Pouco depois, Hulkenberg também trocou para médios.

Dos primeiros classificados, Russell foi o primeiro, na volta 16, seguido por Carlos Sainz Jr. Ambos colocaram médios, e saíram colados um ao outro, mas sem ultrapassagens. Hamilton apareceu nas boxes na volta seguinte, ao mesmo tempo que os pilotos da Alpine também foram trocar de pneus. Max apareceu para trocar na volta 18, numa altura em que Sainz Jr era ameaçado pelos Mercedes. Russell passou-o, mas Hamilton estava mais complicado para passar o piloto espanhol. Na volta 22, Piastri trocou para médios, uma volta antes de Norris fazer o mesmo e deixar o comando para Charles Leclerc. Este foi às boxes na volta 24, o último que tinha os pneus que tinha quando largou.  


Com isto, Max Verstappen estava na frente, 5,4 segundos de diferença. Na 30ª volta, tinha subido para 7,1.

Atrás dele, havia um duelo entre Morris e os Mercedes. Russell era segundo, e Hamilton aguentava o terceiro lugar dos ataques de Norris. Na 32ª passagem pela meta, o piloto da McLaren, com pneus mais novos, conseguiu passar Hamilton para ser terceiro e partiu em perseguição de Russell. Ele tinha o carro mais veloz na pista, e aos poucos o tentava apanhá-lo. Apanhou-o na volta 35 e andaram a duelar por algumas curvas, com o piloto da McLaren a levar a melhor. Nesta altura, a distância para Max era de 9.2 segundos, mas nas voltas seguintes, diminuiu para 7,5, por causa do ritmo de Norris.

Russell acabou por ir às boxes na volta 37, ao mesmo tempo que Sainz Jr, o quinto, e ambos colocaram duros, no sentido de levarem o carro até ao final. Algumas voltas depois, na 43, o britânico queixava-se dos pneus, apesar de ele ser o piloto mais rápido da pista naquele momento. Quase ao mesmo tempo, Hamilton foi ás boxes e colocou um jogo de moles usados para regressar à pista. 

Na volta 45, Max foi às boxes e cedeu o comando para Norris, metendo moles. Ele regressou em terceiro, com 17 segundos de diferença para Norris, e esperava que iria aproveitar a situação. Norris foi às boxes na volta 48, coloca moles na altura e quando regressa à pista, fica em segundo... à justa, aguentando o ataque de George Russell para ser segundo. Ao mesmo tempo, Charles Leclerc também ia às boxes, para ficar em sexto.

Pela volta 50, Max tinha cerca de 6,8 segundos de vantagem sobre Norris. O piloto da McLaren fazia as suas voltas rápidas, tentando apanhar o neerlandês, e vendo se teria pneus para isso. A diferença começava a diminuir, mas de uma certa maneira, ambos os pilotos estavam a conservar os moles ao ponto de lutarem pela vitória nas voltas finais. E foi isso que aconteceu.


Apesar da diferença ter baixado para cerca de 2,2 segundos, Max acabou por levar a melhor na corrida. Mesmo que o vencedor seja o mesmo, o facto estava na vista de todos: os McLaren, especialmente o de Norris, tinha o mesmo ritmo que o Red Bull e parecia que de domínio, estávamos a ter progressivamente um duelo pela vitória da parte de Norris para Max.

Será que, com isso, estamos a chegar a um dos verões mais excitantes dos últimos tempos? Espero que sim, a bem da Formula 1.  

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