Contudo, o mais interessante que na corrida Sprint, os McLaren deram alguma luta, apesar do resultado tenha sido o óbvio: Max Verstappen ganhou. Aliás, apesar do duelo com os McLaren nas voltas iniciais, o que se falou mais neste sábado de manhã foi a falta de interesse deste tipo de corridas, e a falar que, provavelmente, está a ser um grande fracasso. Querem ver que é o inicio do fim deste tipo de corrida?
Poucas horas depois, debaixo de céu azul e algum calor, a qualificação começou com os pilotos a adaptarem-se à pista, num asfalto que começava a ficar um pouco mais quente que o habitual. Max não demorou muito a marcar os seus tempos, mas a concorrência também, e à medida que os minutos passawam, parecia que iria ser mais do mesmo.
Afinal... nao. No final dessa Q1, o melhor foi Carlos Sainz Jr, que conseguiu o tempo de 1.05,263, superando o McLaren de Oscar Piastri e Max Verstappen, por uma diferença menor de 0,1 segundos: 48 e 73 centésimos de segundo, respectivamente.
Mas o mais interessante aconteceu no final: apesar dos Saubers de Zhou Gunanyou, Valtteri Bottas, o Haas de Nico Hulkenberg, os Williams de Alex Albon e o Aston Martin de Lance Stroll, a diferença entre o primeiro e o último foi das mais curtas da competição: 798 centésimos. Afinal, parece que há mais competividade que se julga.
No final, Max melhorou o seu tempo no topo da tabela de tempos, com 1.04,469, a mais de meio segundo - 547 centésimos - de Carlos Sainz Jr., empatado com George Russell. Lewis Hamilton ficou com o quarto tempo, na frente de ambos os Mercedes, Oscar Piastri a ser melhor que Lando Norris. Sérgio Pérez só foi oitavo, entre Charles Leclerc e Nico Hulkenberg. Esteban Ocon ficou com o último lugar que dava acesso à Q3.
E entre os que ficaram de fora, estão os Racing Bulls de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, o Haas de Kewin Magnussen, o Alpine de Pierre Gasly e o Aston Martin de Fernando Alonso.
E chegamos à fase final da qualificação.
No final da primeira parte, Max já tinha 1.04,426, e tudo indicava que a pole era dele. Mas faltavam cinco minutos para a confirmação... ou não.
Na parte final, ele foi o primeiro a sair, e com os espectadores neerlandeses na expectativa para verem o seu compatriota a conseguir a pole, foi o primeiro a começar a fazer a sua volta final. Acabou com 1.04,316, melhorando o seu tempo, consolidando o primeiro lugar. Os McLaren melhoraram os seus tempos, com Norris melhor que Piastri, enquanto Leclerc despistou-se na Rindt, saindo de pista, mas não o suficiente para que agitassem nas bandeiras amarelas. Os Mercedes ficaram atrás, melhorando quando o tempo de Piastri foi anulado por ter saído dos limites de pista. O australiano acabou em sétimo na grelha, com o terceiro tempo a ficar nas mãos de George Russell.
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