sábado, 29 de junho de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 11, Red Bull Ring (Qualificação)


Se há algum lugar no mundo onde todos esperam que os Red Bull ganhem é... na Red Bull Ring, na Áustria. Não fica muito longe de Salzburgo, e para melhorar as coisas, é um sítio onde está cheio de camisolas laranjas, símbolos dos Países Baixos, e ainda por cima, quando ao lado, na Alemanha, está a acontecer o Europeu de futebol, eles estão a divertir-se bastante. E claro, esperam que neste final de semana, apesar da ascensão de outras marcas - curiosamente, a McLaren, um dos seis rivais, tem carros... cor de laranja! - que Max domine este final de semana com "uma perna às costas". 

Ele lá alcançou os seus objetivos, mas o mais interessante é que o equilíbrio entre equipas está a ser cada vez maior. Mas, paradoxalmente, quanto mais perto uns dos outros estão, mais se pode ver que é o desempenho do piloto é que conta. E ali, a Red Bull é cada vez mais um "The Max Verstappen Show".   

Contudo, o mais interessante que na corrida Sprint, os McLaren deram alguma luta, apesar do resultado tenha sido o óbvio: Max Verstappen ganhou. Aliás, apesar do duelo com os McLaren nas voltas iniciais, o que se falou mais neste sábado de manhã foi a falta de interesse deste tipo de corridas, e a falar que, provavelmente, está a ser um grande fracasso. Querem ver que é o inicio do fim deste tipo de corrida?  

Poucas horas depois, debaixo de céu azul e algum calor, a qualificação começou com os pilotos a adaptarem-se à pista, num asfalto que começava a ficar um pouco mais quente que o habitual. Max não demorou muito a marcar os seus tempos, mas a concorrência também, e à medida que os minutos passawam, parecia que iria ser mais do mesmo. 

Afinal... nao. No final dessa Q1, o melhor foi Carlos Sainz Jr, que conseguiu o tempo de 1.05,263, superando o McLaren de Oscar Piastri e Max Verstappen, por uma diferença menor de 0,1 segundos: 48 e 73 centésimos de segundo, respectivamente.

Mas o mais interessante aconteceu no final: apesar dos Saubers de Zhou Gunanyou, Valtteri Bottas, o Haas de Nico Hulkenberg, os Williams de Alex Albon e o Aston Martin de Lance Stroll, a diferença entre o primeiro e o último foi das mais curtas da competição: 798 centésimos. Afinal, parece que há mais competividade que se julga.


A Q2 começou logo com Max Verstappen a marcar um tempo e a saltar imediatamente para o topo da tabela de tempos, com 1.04.577 segundos, com George Russell sem segundo, a 491 centésimos. No entanto, Carlos Sainz conseguiu o segundo melhor tempo, 439 centésimos mais lento que Verstappen.

No final, Max melhorou o seu tempo no topo da tabela de tempos, com 1.04,469, a mais de meio segundo - 547 centésimos - de Carlos Sainz Jr., empatado com George Russell. Lewis Hamilton ficou com o quarto tempo, na frente de ambos os Mercedes, Oscar Piastri a ser melhor que Lando Norris. Sérgio Pérez só foi oitavo, entre Charles Leclerc e Nico Hulkenberg. Esteban Ocon ficou com o último lugar que dava acesso à Q3.   

E entre os que ficaram de fora, estão os Racing Bulls de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, o Haas de Kewin Magnussen, o Alpine de Pierre Gasly e o Aston Martin de Fernando Alonso.   

E chegamos à fase final da qualificação.

No final da primeira parte, Max já tinha 1.04,426, e tudo indicava que a pole era dele. Mas faltavam cinco minutos para a confirmação... ou não.

Na parte final, ele foi o primeiro a sair, e com os espectadores neerlandeses na expectativa para verem o seu compatriota a conseguir a pole, foi o primeiro a começar a fazer a sua volta final. Acabou com 1.04,316, melhorando o seu tempo, consolidando o primeiro lugar. Os McLaren melhoraram os seus tempos, com Norris melhor que Piastri, enquanto Leclerc despistou-se na Rindt, saindo de pista, mas não o suficiente para que agitassem nas bandeiras amarelas. Os Mercedes ficaram atrás, melhorando quando o tempo de Piastri foi anulado por ter saído dos limites de pista. O australiano acabou em sétimo na grelha, com o terceiro tempo a ficar nas mãos de George Russell.


E foi assim a qualificação austríaca. Como será amanhã? Se calhar mais do mesmo. Afinal, aqui, a Red Bull está "em casa"...   

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