domingo, 30 de junho de 2024

Formula E: Félix da Costa ganhou... outra vez em Portland!


O português António Félix da Costa sai de Portland com um fim de semana de sonho, triunfando esta noite em Portland pela segunda vez seguida, terceira seguida no campeonato, e com quatro vitórias nesta temporada, acabando por ser o mais vitorioso do pelotão de 2024. 

Com Jean-Eric Vergne na pole para esta segunda corrida, tendo a seu lado o Porsche de António Félix da Costa, na partida, o piloto português passou para a frente, para na segunda volta, Jake Hughes, da McLaren, ficou com a liderança. Na terceira volta, as primeiras passagens pelo Modo de Ataque, com gente como Jake Hughes, Nyck de Vries, Edoardo Mortara e António Félix da Costa. Na volta seguinte, mais alguns pilotos também foram ao Modo de Ataque, como Jean-Eric Vergne. 

Com isto, Buemi era o líder, e na volta 6, Pascal Wehrlein tinha danos na sua asa dianteira depois de um toque com Edoardo Mortara, e logo a seguir, Sam Bird acabava na relva, com problemas no seu carro. Wehrlein continuava, sem a asa da frente, mas estava fora dos pontos. 

Vergne ia ao Modo de Ataque pela segunda ocasião, caindo para segundo, com Buemi na liderança... ao mesmo tempo que era penalizado com um "drive through" por causa de uma infração técnica. Nesta altura, o francês da DS Penske era o líder da corrida, seguido por Nico Muller e António Félix da Costa.

Na volta 12, Jake Hughes sofria toque e tinha apenas metade da asa dianteira, e as coisas até não o afetavam, mas na 13ª volta, saiu de pista e perdeu tempo. Com isso, quatro carros iam para as boxes, para... trocar as asas dianteiras!  

Na frente, Frijns era o líder, na frente dos Porsche. Mortara despistava-se na volta 16, depois de um toque com Félix da Costa, com o piloto suíço com um furo, e a ir para as boxes. Com isso, Vergne era o comandante, seguido por Félix da Costa e Werhrlein. De repente, a organização decide colocar o Safety Car na pista para recolher os destroços que estão na pista. 

A corrida recomeçou na volta 21, com Félix da Costa na frente de Frijns, e Wehrlein em terceiro. Evans chegou a segundo, com a energia extra por ter ido ao Attack Mode, e no final da 24ª volta, descobriu-se que a corrida teria uma passagem extra pela meta. O português ficava com o comando da corrida, mas o ritmo era intenso, com a energia a desaparecer com o passar das voltas. 

Na parte final, Félix da Costa manteve o sangue-frio, apesar dos ataques de Robin Frijns, e acabou no lugar mais alto do pódio pela quarta ocasião nesta temporada, terceira consecutiva. Ewans foi o terceiro, Wehrlein acabou em quarto, também beneficiando de Nick Cassidy ter ficado fora dos pontos nesta corrida.

Na classificação, o neozelandês da Jaguar continua a liderar, com 167 pontos, contra os 155 de Mitch Evans e Pascal Wehrlein. Félix da Costa subiu para quarto, tendo agora 134 pontos.

A Formula E agora irá para Londres, onde correrá dentro de três semanas, nos dias 20 e 21 de julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...