segunda-feira, 22 de julho de 2024

As horas extra de Max Verstappen


As conversas de rádio de Max Verstappen no fim de semana do GP da Hungria com o seu engenheiro de corrida estão a ser tópico de conversa, especialmente por causa de algumas das suas ações de corrida, como o toque entre ele e Lewis Hamilton, que resultou nele a dar um salto espetacular, mas o carro sobreviveu e andou até ao quinto lugar final e com pessoas a pensarem se o piloto neerlandês estaria a perder o controlo mental, levando em consequência a dúvidas sobre se iria manter a liderança durante quanto tempo nesta temporada. 

No entanto, tudo isto tem uma razão mais plausível. É que Max competiu neste final de semana nas 24 Horas de Spa virtuais, e isso significou ficar acordado até às 3 horas da manhã deste domingo para completar o seu "stint" na prova virtual. Como dormiu poucas horas - se é que dormiu alguma coisa - no dia da corrida, foi evidente o diálogo tenso e agressivo que teve via rádio com seu engenheiro de corrida, Gianpiero Lambiase, para não falar depois da má partida com os McLaren, e depois, o acidente com Lewis Hamilton, que poderia ter acabado muito pior que acabou por ser.

O Max estava frustrado, ele tem uma linha de comunicação muito direta com o seu engenheiro, então, sim, é algo que eles discutirão entre os dois”, disse Christian Horner sobre o que aconteceu, no final da corrida.

Eles estão juntos há oito anos e sim, há coisas que poderíamos ter feito melhor na corrida e sobre as quais falaremos como equipa. Acho que todos veem que precisamos encontrar mais desempenho, e todos estão a trabalhar duro para fazer isso e teremos quaisquer discussões à porta fechada.

E sobre as suas atividades extra, Horner também disse que iria falar em privado sobre a sua conduta profissional.  

"Ele sabe exatamente o que é necessário num Grande Prémio e confiamos no seu julgamento", começou por comentar, acrescentando: "Acho que as pessoas tiram conclusões. O Max sabe o que é necessário, sabe o que é preciso para conduzir um carro de Grande Prémio, para ganhar um Grande Prémio e ser campeão do mundo. Trabalhamos sempre como uma equipa e qualquer discussão sobre uma chamada de atenção não ocorrerá nos media".

Horner disse também que Max sabe, no final do dia, tomar as decisões corretas para si e para a equipa, deixando a si e ao seu bom senso as melhores decisões. 

Mas se Horner disse que iria conversar com o seu piloto, já Helmut Marko disse o que já decidiram: não iria mais competir em termos virtuais, pelo menos em fins de semana de Grande Prémio.

Max Verstappen estava sensível neste fim de semana e, claro, não demorou muito para surgir críticas. O que não é surpresa, visto que passou metade da noite jogando automobilismo virtual”, afirmou Marko em coluna escrita na revista austríaca Speedweek. 

Preciso dizer que, em Imola, ele também não foi dormir até as 3 da manhã após uma sessão de corrida virtual, e ganhou a prova no dia seguinte. Max tem um ritmo de sono diferente e dormiu as sete horas que precisa. A corrida virtual de madrugada só aconteceu porque um piloto da equipa dele não pode participar. De qualquer maneira, concordamos que ele não vai mais participar de corridas virtuais tão tarde assim no futuro”, concluiu.

Não é a primeira ocasião que Max faz esta atividade dupla. No fim de semana do GP de Imola, ele correu e venceu uma prova virtual com a equipe Redline, da qual é dono. Contudo, isto coloca algumas dúvidas sobre se está a puxar pela sua sorte, porque, como sabem, correr num Formula 1 é custoso, pelo menos em termos físicos e de reflexos. 

Este problema está aparentemente resolvida, de forma pedagógica. E aqui, a coisa é, sobretudo, mental. Claramente, vimos no domingo um Max sem dormir, a disparatar e a reclamar de tudo e todos, com os engenheiros a aguentarem as suas diatribes, agora sabendo nós o que aconteceu. Apesar de tudo, a própria Red Bull sabe que tudo isto foi um episódio, e o que aconselharão é a ser um pouco mais razoável. Felizmente, na Bélgica, no final desta semana, Max não estará no simulador, e correrá com uma cabeça mais limpa e mais descansada. Esperamos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...