A Williams anunciou nesta terça-feira que Logan Sargent está de fora da equipa, com efeito imediato, e será substituído pelo argentino Franco Colapinto, seu piloto de testes e de reserva, para o resto da temporada. Ele será o primeiro argentino a competir desde Gastón Mazzacane, que correu pela Prost no inicio de 2001, e o primeiro argentino na Williams desde Carlos Reutemann, no inicio de 1982.
O anuncio foi uma surpresa, pois se a saída de Sargent era algo já especulado e que iria acontecer a qualquer momento, o anuncio do seu substituto é que não: falava-se de gente como de Liam Lawson e Mick Schumacher. Colapinto terá algumas corridas para se mostrar, mas não terá lugar para 2025, porque a Williams já anunciou que a sua dupla será constituída por Alex Albon e Carlos Sainz Jr.
“É uma honra fazer a minha estreia na Fórmula 1 com a Williams – é disto que os sonhos são feitos. A equipa tem uma história fantástica e uma missão para regressar à frente, da qual estou ansioso por fazer parte. Chegar à Formula 1 a meio da época implica enfrentar uma enorme curva de aprendizagem, mas estou pronto para o desafio e estou totalmente concentrado em trabalhar o mais possível com o Alex e a equipa para que seja um sucesso.”, disse Colapinto no comunicado oficial da equipa.
James Vowles, o seu diretor, explicou o motivo da troca e deu as boas vindas ao jovem piloto:
“Substituir um piloto a meio da época não é uma decisão que tenhamos tomado de ânimo leve, mas acreditamos que isto dá à Williams a melhor hipótese de competir por pontos durante o resto da época. Acabámos de fazer uma grande atualização no carro e precisamos de maximizar todas as oportunidades de marcar pontos numa batalha extremamente apertada no meio do pelotão.", começou por afirmar.
"Também acreditamos no investimento nos nossos jovens pilotos na Williams Racing Driver Academy e o Franco está a ter uma oportunidade fantástica de demonstrar aquilo de que é capaz nas últimas nove rondas da época”.
Vowles aproveitou para agradecer o contribuído de Logan Sargeant:
“Isto é, sem dúvida, incrivelmente duro para o Logan, que deu tudo de si ao longo do seu tempo com a Williams, e queremos agradecer-lhe por todo o seu trabalho árduo e atitude positiva. O Logan continua a ser um piloto talentoso e vamos apoiá-lo para que continue a sua carreira de piloto no futuro. Sei que Franco tem grande velocidade e enorme potencial, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1.”, concluiu.
Atualmente quinto classificado do campeonato de Formula 2, Colapinto conseguiu até agora uma vitória, em Imola, e mais dois segundos lugares, na Catalunha e na Áustria. Para além disso, Colapinto foi quarto em 2023, no campeonato de Formula 3, e foi o campeão da Formula 4 espanhola, em 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...